aquecimento de Água & questÕes energÉticas

O aquecimento de água envolve 5% ou mais do uso da energia consumida nas nossas habitações; em alguns casos a percentagem chega aos 15%.

E não tem que ser assim. Há várias vias de reduzir o consumo energético e as faturas do aquecimento de água.

Solar, Gás ou Eletricidade?

Qual a melhor tecnologia de aquecimento de água para edifícios? A solar térmica? A solar fotovoltaica? O gás? As vias tradicionais de aquecimento elétrico de água, ou o uso de bombas de calor ar-água?

Ver:
Opções de aquecimento de água; gás, eletricidade, solar

Aquecimento solar de Água (Painéis térmicos)

O aquecimento solar de água – por via de painéis térmicos - é claramente vantajoso tanto no Brasil como em Portugal. Os equipamentos solares podem facilmente preencher 80% dos consumos de água quente em climas como os portugueses, e quase 100% na maioria dos climas brasileiros.

Ver: Aquecimento de água por via solar térmica

Infográficos:
Opções aquecimento de água
Impacto ambiental do aquecimento de água

Aquecimento elétrico de Água

Os sistemas tradicionais de aquecimento elétrico de água - predominante em muitas zonas do Brasil - podem ser vantajosos para baixos ou relativamente baixos consumos de água quente, nomeadamente em zonas quentes, onde a água é usada a temperaturas mais baixas e tem temperaturas naturais mais altas.

Mas há outros tipos de aquecimento elétrico de água, baseado em painéis solares fotovoltaicos - articulados com sistemas elétricos tradicionais ou com bombas de calor.

Trata-se de uma solução que pode vir a substituir os sistemas solares térmicos, no futuro. Ela começa a ser competitiva em climas frios com bons recursos solares, onde os sistemas de aquecimento de água por via solar térmica são muito caros (não temos conhecimento de qualquer investigação sobre a sua competitividade em climas como os brasileiros ou os portugueses).

Além disso, há também o aquecimento elétrico de água por via de bombas de calor ar-água - uma solução que pode ser interessante sobretudo em climas temperados, com necessidades de aquecimento significativas no período de inverno.

Ver:
Aquecimento elétrico de água

Aquecimento de água por via de bombas de calor

Aquecimento de Água a gás: as várias opções

O aquecimento de água a gás é normalmente preferível – sob o ponto de vista competitivo e até ambiental – ao aquecimento por via elétrica, exceto para consumos baixos ou muito baixos.

Podemos identificar três grandes tipos de tecnologias de aquecimento de água a gás: os aquecedores (Brasil) ou esquentadores (Portugal) tradicionais, os aquecedores/esquentadores de condensação e ainda as caldeiras murais a gás.

As duas últimas opções – apesar de envolverem equipamentos energeticamente eficientes – podem não fazer grande sentido em apartamentos e vivendas.

Ver:
Opções de aquecimento de água
Tamanho dos aquecedores de água a gás

Poupanças de Água quente

Os consumos de água quente podem variar imenso de habitação para habitação.

É algo que pode ter muito a ver com o número de pessoas do agregado familiar, mas também com...

1) padrões de consumo, nomeadamente a duração dos duches,
2) a eficácia e tipo de equipamento usado,
3) a intensidade do caudal de água das torneiras e dos chuveiros  
4) os níveis de isolamento dos tubos da água (no caso português e no sul do Brasil, no inverno).

Não menospreze estes fatores. Eles contam imenso, e é importante equacioná-los.

E não se esqueça de ter também em atenção o consumo de água quente das máquinas de lavar roupa e louça ou – se vai construir uma nova moradia – o design da tubagem de água e o tamanho dos aquecedores/esquentadores. São fatores que também pesam nos consumos.

Ver: Poupanças a nível do aquecimento de água

Aquecedores por acumulação (Termoacumuladores)

Os aquecedores (esquentadores) de água sem cilindro são, regra geral, energéticamente mais eficientes do que termoacumuladores. Mas há casos em que se justifica recorrer aos termoacumuladores.

Ver: Sistemas de acumulação vs. Sistemas simples de aquecimento de água

 

 

 

Topo .... Inicio