Guia do Aquecimento solar de edifícios

A energia solar pode ser usada sob várias formas, a nível do aquecimento de edifícios.

A mais divulgada envolve o uso de painéis solares de aquecimento de água, articulados com um sistema de radiadores e caldeiras a gás.

Mas há outras opções - porventura mais vantajosas - usando também a energia solar.

Aquecimento por via solar passiva

Em geral, a melhor forma de aquecer um edifício é minimizar as suas perdas de calor, ao mesmo tempo que se asseguram ganhos de calor solar.

Para tanto, os edifícios devem ser desenhados e configurados cuidadosamente, e devem beneficiar de uma boa orientação em relação ao sol de inverno, de um adequado dimensionamento e posicionamento das janelas em relação ao sol, de janelas eficientes que minimizem perdas de calor, e de altos níveis de isolamento térmico nas paredes, tetos e eventualmente nos pisos.

O tipo mais emblemático de edifícios usando esta estratégia são chamados de Passive Houses.

Mas o mais importante, em climas como o português ou o do sul do Brasil, não é tanto o modelo estrito das Passive Houses, mas o conjunto de meios referidos anteriormente.

Ver: Aquecimento de edifícios por via solar passiva

Aquecimento por via solar fotovoltaica

O aquecimento por via solar fotovoltaica pode ser combinado com a via referida anteriormente; o sucesso e a competitivade das soluções solares fotovoltaicas dependem também de uma boa orientação solar dos edifícios, de uma arquitetura adequada, de janelas eficientes, de altos níveis de isolamento térmico...

Os edifícios devem ser construídos de modo a consumirem o mínimo de eletricidade e energia possível (incluindo as necessidades de aquecimento), algo que por seu turno permite a instalação de um pequeno sistema fotovoltaico, capaz de preencher todas as necessidades energéticas.

O aquecimento é neste caso feito por via de sistemas de aquecimento elétricos, articulados aos sistemas fotovoltaicos, nomeadamente por ar condicionado e bombas de calor altamente eficientes.

Os chamados Edifícios Energia Zero seguem normalmente esta estratégia – algo que não tem nada de futurismo e que é muito mais do que um sonho ambientalista.

Ver:
Antes de instalar um sistema fotovoltaico
Guia dos sistemas solares fotovoltaicos
Infográficos:
Porque é que a eletricidade solar fotovoltaica é tão acessível para as grandes empresas?
Será que a eletricidade solar fotovoltaica é acessível sem ajudas estatais?
Passos críticos antes da instalação de um sistema de eletricidade solar fotovoltaica.

Aquecimento por via de painéis solares térmicos

Os coletores solares podem ser desenhados para aquecer diretamente o ar ambiente dos edifícios. Ou seja: o ar (frio) do edifício é canalizado para esses painéis, onde é aquecido antes de ser novamente bombeado para o interior da divisão de onde antes foi retirado.

A ideia é simples, mas os resultados práticos ficam normalmente aquém das expetativas.

Ver: Aquecimento de divisões de edifícios por via de painéis solares térmicos

Aquecimento por via de painéis solares de aquecimento de Água

Trata-se, como dissemos no início desta página, de uma solução relativamente comum, e que pode ser associada a radiadores ou a chão radiante hidráulico.

É uma solução que tem ser complementada por um sistema de aquecimento de água a gás (ou outro). O sistema solar aquece água que se vai juntar à rede de água quente e ao sistema associado à caldeira – água quente que depois circula até aos radiadores (ou às serpentinas do chão radiante).

Embora os sistemas solares de aquecimento de água para banhos e fins sanitários sejam relativamente baratos e normalmente muito vantajosos, a sua aplicação ao aquecimento do ambiente pode não ter as vantagens que se imagina. Os sistemas finais, envolvendo caldeiras a gás, sistemas de distribuição (chão radiante, radiadores...) e os painéis solares e a sua articulação com o sistema a gás, são normalmente demasiado caros.

A melhor abordagem passa normalmente pelas vias referidas no início desta página: edifícios com boa exposição ao sol de inverno, capazes de manter dentro deles os ganhos de calor solar - por via de elementos como janelas eficientes e altos níveis de isolamento térmico… Edifícios com estas características não necessitam de grandes e complexos sistemas de aquecimento e podem assegurar altos níveis de conforto térmico.

Ver: Aquecimento de água por via solar

 

 

 

Topo .... Inicio