Aquecedores elÉTricos de parede e de teto (aquecedores de ambiente)

Muitos dos pequenos aquecedores elétricos que usamos nas nossas casas estão especialmente desenhados para aquecer o ar ambiente; mas há outros – os pequenos aquecedores de quartzo, de infravermelhos, ou os cerâmicos - que estão especialmente concebidos para um aquecimento focalizado, ou seja, para aquecerem as pessoas no seu raio de acção.

Placas radiantes para aquecimentoEsta diferença é extensiva ao aquecimento de parede (e de teto).

Há por um lado placas radiantes de parede e teto, especialmente desenhadas para aquecer as pessoas que se situam na área para as quais os aparelhos estão focados; elas aquecem pouco ou relativamente pouco o ar ambiente.

Mas há também aquecedores de parede do tipo convectivo, isto é, aparelhos especialmente desenhados para aquecerem o ar ambiente, e para proporcionarem temperaturas consistentes a nível das divisões onde estão instalados. Estas placas podem ser exteriormente muito semelhantes às primeiras, mas o tipo de calor que facultam, e os seus propósitos de base, são fundamentalmente diferentes.aquecedores de parede convectivos a óleo

Há pois que considerar com especial cuidado estes dois tipos de aquecedores de parede: os aquecedores do tipo radiante, para aquecimento focalizado nas pessoas presentes na divisão, e o os aquecedores do tipo convectivo.

Vantagens do aquecimento de parede e teto relativamente aos pequenos aquecedores elétricos de ambiente

A diferença entre os aquecedores de parede do tipo convectivo e os aquecedores mais comuns está na forma como as suas superfícies alargadas difundem o calor; elas podem distribuir o calor de forma mais eficiente, ou em maiores quantidades.

É a única diferença substancial. A tecnologia de base - relativamente aos pequenos aquecedores móveis - é a mesma. Por detrás de todos estes aquecedores de ambiente há conjuntos de resistências elétricas, geradores de calor.

Interior de um painel radiante em aluminiopreços e instalação dos aquecedores de parede

Os aquecedores de parede do tipo placas radiantes - em alumínio ou à base de gesso ou outro material equivalente - são normalmente mais baratas que os aquecedores de parede convectivos, embora tudo dependa do seu tamanho e potência.

Os custos de instalação dos dois tipos de placas é semelhante, e a instalação é, em si mesma, fácil. Em muitos casos é possível ligar diretamente as placas de parede às tomadas elétricas.

Aquecedores de parede Cerâmico e a Óleo

Os aquecedores de ambiente de parede podem usar um óleo (“emissores fluidos”) ou placas cerâmicas ou outras ("emissores secos"). As diferenças objetivas entre estes aquecedores em termos de eficácia ou preço não são significativas.

A tecnlogia de base - a das resistências elétricas - é a mesma. Num caso o calor produzido pelas resistência é transitoriamente armazenada num óleo, antes de passar para o ar ambiente, enquanto que noutro caso o calor passa a uma placa cerâmica, de onde irradia para o ar ambiente.

Vantagens das placas radiantes em relação Às Placas Convectivas

As placas radiantes têm tempos de resposta particularmente rápidos. Elas são capazes de começar a aquecer instantaneamente as pessoas situadas no seu raio de alcance.

Como não precisam, ou melhor, como não estão desenhadas para aquecer toda uma divisão ou todo um edifício, e como podem ser programadas e associados a sensores e termostatos, se adequadamente usadas, elas permitem poupanças de energia razoáveis comparativamente aos aquecedores de ambiente convectivos.

Mas cuidado. Não espere resultados espetaculares. As placas radiantes ou as placas convectivas não envolvem uma nova tecnologia de aquecimento ou qualquer vantagem substancial em relação aos pequenos aquecedores elétricos. A tecnologia de base, em qualquer dos casos, é como já dissemos, a mesma: a das resistências elétricas.

E não se esqueça de que as placas radiantes devem ser desligadas sempre que os ocupantes de uma certa divisão se ausentam da mesma; é inútil as placas ficarem ligadas, porque não estão desenhadas para aquecerem o ar ambiente, e só o fazem de forma marginal. As vantagens em termos de poupanças elétricas das placas radiantes dependem fundamentalmente da forma como são usadas.

Vantagens dos Aquecedores Convectivos de parede

O aquecimento proporcionado pelas placas radiantes diminui com a distância em relação a elas; algumas pessoas poderão achar que em certos locais beneficiam de mais calor do que noutros (o que é quase sempre verdade, e tem a ver com ângulos e distâncias em relação à placa), ou poderão, por exemplo, reclamar (no caso de placas de teto) que as placas aquecem mais as suas cabeças ou os seus ombros do que as suas pernas.

Algo que não acontece com as placas de parede do tipo convectivo, em que o calor se dispersa de forma mais ou menos homogénea por toda a divisão, sobretudo em divisões onde há poucas perdas de calor, a nível de paredes, tetos, pavimentos e janelas (se as perdas forem elevados, o aquecimento tornar-se-á muito caro e pode tornar-se inconsistente). Ou seja: Os aquecedores convectivos proporcionam temperaturas mais consistentes e um conforto térmico superior.

aquecedores de parede: Pormenores que contam para a sua Eficácia

Pequenos detalhes podem também ser importantes, nomeadamente o sítio onde os aquecedores de parede (e de teto) são colocados.

Questões como tomadas elétricas, ventiladores/ventoinhas de teto, obstruções arquitetónicas, e o próprio mobiliário ou janelas, poderão influir no local de instalação das placas e, por isso, nos seus resultados.

Evite instalar os aquecedores debaixo de janelas e - no caso de casas com baixos níveis de isolamento - em paredes externas, onde as perdas de calor são maiores (especialmente no caso dos aquecedores do tipo convectivo).

Segurança

Os aquecedores elétricos de parede - quer os radiantes, quer os cerâmicos e a óleo - partilham os riscos de todos os aquecedores elétricos. Eles são diminutos, mas há também muitos casos de queimaduras e até de incêndios graves (ver Electric Heaters Standards). Naturalmente, o grau de risco depende imenso dos cuidados que se tem. O facto de os aquecedores serem de parede, aumenta o grau de segurança dos aquecedores, sem eliminar propriamente os riscos. Aquecedores certificados por entidades como a UL (norma UL 1693) são uma boa opção, a nível de segurança.

 

 

 

Top or Home PageConteúdo relacionado
Contents Topo .... Inicio