Salamandras a lenha, pellets e a gÁs

As salamandras - e os fogões de aquecimento em geral - não diferem substancialmente dos recuperadores de calor. A tecnologia é a mesma, tal como os prós e contras.

A exemplo do que acontece com os recuperadores de calor (desenhados para encaixar nas aberturas das lareiras convencionais), as salamandras a lenha e biomassa (pellets) estão sujeitas a certificação em todo o espaço comunitário europeu (norma DIN EN 13240).

Mas a certificação não basta, e há que estar atento a tal. Não se deixe levar por pequenas diferenças de preço e por possíveis argumentos dos vendedores. Não transija. Escolha (se vive no espaço europeu), uma salamandra certificada da classe I. As salamandras de outras classes (II, III, IV…) são produtos inferiores.

As salamandras da classe I têm uma eficiência energética maior (à volta de 70% ou um pouco acima), emitem menos gases e reduzem os riscos inerentes ao uso da combustão da lenha.

Salamandra a lenhaVantagens e desvantagens do uso das salamandras a lenha

As salamandras a lenha partilham as mesmas vantagens e desvantagens do uso dos recuperadores de calor em geral.

As salamandras e os fogões antigos – e existem muitos milhões à escala mundial – são uma importante causa de poluição e de doenças respiratórios e cardíacas e, em última análise, de muitas mortes.

As novas salamandras permitem reduzir as emissões (para 2,5 – 5 gramas horas, em vez de 15-30 gramas por hora). E podem reduzir drasticamente os fumos no interior dos edifícios onde são usadas.

Mas há que escolher bem as salamandras, e usar lenha bem seca, e não minimizar os riscos e os problemas remanescentes.

Ver:
Aquecimento doméstico a lenha

Salamandra a gás adaptada à abertura de uma lareiraSalamandras a gás

As salamandras a gás podem ter um sistema de combustão selada, o que reduz fortemente os riscos associados aos pequenos aquecedores a gás.

Se está interessado numa salamandra a gás, certifique-se da sua qualidade e de questões ligadas à sua instalação. A questão da combustão selada é crucial.

As modernas salamandras a gás podem ser dimensionadas de modo a preencherem todas as necessidades de aquecimento de uma casa, ou simplesmente as necessidades de uma parte do edifício, e são um sistema limpo e que produz pouca poluição.

Elas podem por isso ser uma razoável ou boa opção em termos energéticos, sobretudo em edifícios com bons níveis de isolamento térmico e com janelas e portas exteriores eficientes.

Ver: Pequenos aquecedores de ambiente a gás

Salamandra a pelletsSalamandras a pellets

Estas salamandras são significativamente mais caras do que as salamandras a lenha e têm custos de funcionamento mais elevados, mas são também mais eficientes.

Alguns modelos vêm equipados com um sistema de abastecimento automático de pellets, o que permite a produção contínua de calor por longos períodos.

Em termos práticos elas são equivalentes aos recuperadores de calor a pellets, com todas as suas vantagens e desvantagens.

Ver: Caldeiras a pellets

 

 

 

Top or Home PageConteudo relacionado
Contents Topo .... Inicio