Os melhores ventiladores de Mesa, Parede, Pedestal e Circuladores de Ar

O mercado brasileiro e português – mas sobretudo o brasileiro – apresenta literalmente dezenas de marcas e centenas de modelos de ventiladores portáteis de vários tipos (de mesa, de parede, de coluna, circuladores de ar, pessoais) a preços muito diferentes, o que sempre torna difícil a escolha.

Não se esqueça: os ventiladores podem diferir imenso na sua capacidade e potência, na sua eficiência energética, ou em termos de durabilidade e ruído. Por isso convém escolher bem.

Eles não são todos iguais, e vale a pena ponderar as escolhas e opções.

O melhor tipo de ventiladores

Se está na dúvida quanto ao tipo de ventilador que pretende – de mesa, de pedestal, de parede, circulador de ar – tenha em conta o seguinte: as diferenças de fundo a nível de vazão e circulação de ar, ou de consumo de eletricidade e de eficiência energética têm muito pouco a ver com o tipo de ventilador.

As diferenças dentro de cada tipo de ventiladores são muito maiores do que as diferenças entre os diversos tipos específicos. Nenhuma das categorias envolve modelos mais potentes ou especialmente potentes, ou com cores ou facetas muito específicas (talvez o mais específico seja o facto de os circuladores de ar proporcionarem uma ventilação mais focada). Ver: Ventiladores portáteis: mesa, pedestal, parede, circulador de ar.

circulador de mesaventilador de colunaOu seja: escolher um ventilador de mesa ou um ventilador de pedestal ou de outro tipo tem sobretudo a ver com questões de design e decoração, ou com as condições em que o vai usar. Dentro de cada categoria há modelos mais potentes e menos potentes em termos de vazão de ar, ou mais eficientes ou menos eficientes energéticamente.

Melhores ventiladores com Selo Procel

Prefira ventiladores com selo Procel categoria A (Brasil).

Etiqueta procel inmetroIsso é uma garantia de baixo consumo de eletricidade, eficiência energética e boa vazão de ar. Não minimize estas questões, preferindo ventiladores de baixo preço. Acabará por pagar muito mais, se considerar o que vai gastar em eletricidade.

Marcas com modelos certificados pela Procel, na categoria A:

Artrilux 18"3/1 A-452 (pedestal), Britânia B30/40 Super Turbo Silencium (mesa e Turbo 40 Inox pedestal), Cadence (mesa, pedestal e circulador), Mallory (mesa e pedestal), Se Shining Eletronic FS-40-S002 (pedestal), Faet clima II 1052 (mesa), Wap (Mesa), Futuro (pedestal), Freeway (pedestal), Liz Eletrica (mesa e pedestal), Macro (Pedestal), Haida (pedestal), Mondial (mesa), Faet (mesa), Amvox (pedestal), Arno (mesa, parede, pedestal, circulador de ar), Ventisol (mesa, parede e pedestal), Ameri Air, Honeywell, Wanke Domestik.

Atenção: Nem todos os modelos das marcas anteriores pertencem à classe A em todas as velocidades (alta, baixa, média). Exemplos: a maioria dos modelos da Ventisol, todos os modelos da Tron, e alguns modelos da Arno não são Procel categoria A, ou só o são nalgumas velocidades.

Ver este PDF da InMetro para informação mais completa sobre os modelos referidos acima.

Melhores ventiladores de mesa na cadeia LeRoy Merlin

A LeRoy Merlin vende diversas marcas, incluindo algumas das mais populares a nível do Brasil: Mondial, Cadence, Arno, Ventisol

Alguns dos modelos destas marcas vendidas na LeRoy Merlin estão certificados pela Procel, na classe A (em todas as velocidades). Prefira-os, ainda que custem ligeiramente mais. Não se deixe seduzir por questões de preço ou de estética.

Melhores ventiladores de mesa na cadeia Walmart

A Walmart apresenta uma gama enorme de ventiladores de mesa, de pedestal, de parede e circuladores das marcas Multilaser, O2 COOL, Wap, Arno, Arge, Venti-Delta, Philco, Britânia, Cadence, Mondial e Mallory

Os preços da Walmart são muito competitivos, mas há muitos modelos de qualidade duvidosa, pelo menos em termos de eficiência energética.

Prefira os modelos vendidos na Walmart com selo Procel, classe A em todas as velocidades

Ventiladores em lojas da especialidade e lojas online

Lojas online como Mercado Livre, Submarino, Americanas, Shoptime, Buscapé, PontoFrio, etc. apresentam todos os tipos de ventiladores portáteis a preços e qualidades muito variáveis.

Mas esteja atento; eles tanto apresentam bons como muito maus produtos, e também aqui a preferência por modelos Procel da classe A é muito importante.

Os melhores critérios e dicas para escolha

Não hipervalorize questões estéticas como a cor, e desconfie de ventiladores de preços muito baixo. Como dissemos acima, dê especial atenção a fatores como:

- selo Procel-InMetro (Brasil); certificação UL.
- garantia do fabricante (prefira modelos com garantias mais alargadas, se possível).

 

 

 

 

Top or Home PageConteúdo relacionado
Contents Topo .... Inicio