COmo Conseguir PoupanÇas a nÍvel do ar condicionado

Há muitas maneiras de poupar em ar condicionado. Algumas medidas são fáceis de aplicar e imediatas nos seus resultados. Mas outras – as de cariz mais estrutural, e algumas das que poderiam gerar poupanças energéticas maiores – são difíceis de aplicar ou caras, a não ser em nova construção ou aquando de grande obras de remodelação dos edifícios.

Sombra

A sombra opera pequenos milagres a nível da climatização dos edifícios. Proteja o edifício do sol, por via de uma correta orientação solar do mesmo ou através de pormenores arquitetónicos (varandas, beirais, palas…). É fulcral, em nova construção.

Em edifícios existentes considere toldos, persianas, pérgulas e outros meios de sombra. Quanto mais sombra sobre as janelas, as paredes e os telhados, menos ar condicionado gastará.

E não esqueça o impacto de árvores, arbustos e vegetação. Considere-os, se for caso disso, numa estratégia de médio e longo prazo.

Ver: Envolventes do edifício e sombreamento

Ventilação natural e brisas

Pode ser fácil de implementar e pode proporcionar excelentes resultados.

Ventile as divisões da sua casa e os espaço de trabalhos nos períodos mais frescos do dia, sempre que hajam condições favoráveis; e “feche” a casa ao sol e ao ar quente, usando persianas, cortinados, toldos e outros meios de sombra durante os períodos mais quentes do dia.

Use as brisas, sempre que estas forem favoráveis e frescas. Há várias estratégias de uso das brisas, em regiões em que as mesmas são favoráveis.

Ver:
Uso de brisas em ventilação natural de edifícios
Ventilação cruzada, climatização de edifícios

Tetos e isolamento

Considere bons níveis de isolamento térmico em todo o envelope da casa. Não são só os tetos que podem ser uma fonte de calor indesejado em moradias e prédios em geral. As paredes (e em certos casos e certos climas, os pisos) também devem ser adequadamente isoladas em termos térmicos.

Ver: Guia do isolamento térmico

Janelas

As janelas são sempre um ponto fraco sob o ponto de vista térmico dos edifícios. Janelas energeticamente ineficientes (ou demasiado grandes e mal posicionadas ou protegidas em relação ao sol no tempo quente) são uma das grandes causas de altas faturas energéticas. Esquadrias/caixilharia de alumínio e envidraçados com coeficientes energéticos inadequados (mesmo se de vidro duplo ou triplo) são uma fonte de calor e desperdício de AC.

Ver: Guia Janelas Eficientes

Películas metálicas nas janelas

Considere películas metálicas a nível de janelas ineficientes. Estas películas podem pagar-se a si mesmas no próprio ano em que são instaladas.

Ver: Guia Películas Metálicas Janelas

Fontes internas de calor

Não as minimize. Banhos de água quente, o uso de fogões na cozinha ou a lavagem de roupa e o uso de produtos da eletrónica e eletrodomésticos podem ser fonte de calor. A simples presença de pessoas nos espaços de trabalho ou residenciais são uma fonte de calor, que há que ter em conta.

Algumas dessas fontes podem ser reduzidas, e há que considerá-lo.

Ver: Reduzir fontes de calor em edifícios

Manutenção e revisão do sistema de ar condicionado

Não desvalorize a questão da manutenção do ar condicionado. Os aparelhos de ar condicionado são como os carros: necessitam de manutenção. Algo que vai para além da substituição regular dos filtros.

Esteja também atento a questões como a potência do ar condicionado e à sua localização. Aparelhos mal instalados, sobredimensionados ou subdimensionados gastarão muito mais.

Ver: Potência, manutenção, etiquetas de AC

Tipos e tecnologia

Atenção aos tipos e à tecnologia do AC. Os aparelhos de ar condicionado não são todos iguais. A sua eficiência energética varia muito. Aparelhos ineficientes (nomeadamente aparelhos antigos) podem gastar o dobro ou mais do que aparelhos com altos coeficientes de eficiência energética, convenientemente afinados e instalados.

Tenha também em conta o tipo de ar condicionado. Aparelhos portáteis são muito ineficazes e gastadores. E sistemas centrais estão sujeitos a grandes perdas de energia a nível da distribuição.

Ver: Tipos de ar condicionado

Arrefecimento divisão a divisão

Para quê gastar energia e climatizar divisões que não estão a ser utilizadas, ou que não necessitam de altas cargas de ar climatizado em vários períodos do dia?

Considere sistemas de climatização divisão a divisão.

Uso de ventiladores

Considere o uso de ventiladores, nomeadamente de teto. Bons ventiladores, bem posicionados nas divisões em causa, combinados com outras formas de climatização natural, podem nalguns casos substituir o ar condicionado ou reduzir o seu uso para níveis bastante menores.

Ver:
Ventiladores de teto
Ventiladores portáteis e de parede

Usar o Ar condicionado e ventiladores em Simultâneo

Não há qualquer incompatibilidade em se usar o ar condicionado e ventiladores (de teto ou de mesa, ou parede) ao mesmo tempo.

Ver: Usar ar condicionado e ventiladores ao mesmo tempo

Apenas ter

O aumento de 1% na temperatura do termostatos envolve uma redução de cerca de 3 a 5% nos gastos de AC. Termostatos acima de 25ºC geram desperdícios de energia sem aumentos do conforto térmico.

Ventiladores/ventoinhas de teto permitam aumentar as temperaturas do termostato do ar condicionado em alguns graus, sem perda de conforto e com significativas poupanças energéticas.

Há que ensaiar as várias hipóteses e testar os níveis de conforto térmico proporcionado pelas mesmas.

 

 

 

 

Top or Home PageConteúdo relacionado
Contents Topo .... Inicio