como usar o ar condicionado e ventiladores ao mesmo tempo, de modo a obter poupanÇas energÉticas da ordem dos 20%-30% ou mais

Pode usar o seu ar condicionado e os seus ventiladores – de teto, ou de mesa, ou de parede… - ao mesmo tempo. Nada o impede. É uma boa maneira de conseguir poupanças energéticas.

Há, porém, três condições a preencher, no quadro desse uso simultâneo:

1) terá que manter as janelas fechadas;
2) terá que ajustar adequadamente o termostato do ar condicionado, subindo-o alguns graus centígrados, e…
3) terá que desligar os ventiladores, sempre que não houve ninguém na sala ou no quarto onde os mesmos estão instalados.

Poupanças energéticas do uso simultâneo de AC e ventiladores

As poupanças energéticas proporcionadas pelo uso simultâneo de ventiladores e de aparelhos de ar condicionado é de pelo menos 3 a 5% por cada grau centígrado mais a nível do termostato do ar condicionado.

E como o uso de ventiladores ao mesmo tempo que o AC pode viabilizar poupanças energéticas de cerca de 5% por cada grau centígrado, isso equivale a dizer que esse uso simultâneo pode proporcionar poupanças de eletricidade da ordem dos 25%, em muitos casos.

Naturalmente, as poupanças variam com o tipo de ar condicionado, e com a eficácia dos ventiladores (para já não falarmos do modo de utilização dos ventiladores e do nível de ajustamento do termostato). Se o ar condicionado for muito eficiente, do tipo mini-split, ou se ele estiver instalado em divisões devidamente isoladas termicamente, as poupanças serão menores. Noutros casos poderão ser maiores. Se os ventiladores forem muito eficientes (e estiverem bem posicionados na divisão em causa, e bem dimensionados), as poupanças poderão ser mais elevadas.

Fechar as janelas

Manter as janelas fechadas é uma condição necessária ao uso do ar condicionado. Não tem sentido não manter fechadas as divisões onde se está a utilizar ar condicionado, quando ele está em funcionamento. Proceder de outro modo é desperdiçar energia.

Não é algo que se associe especificamente ao uso simultâneo do ar condicionado e dos ventiladores.

Desligar os ventiladores quando não está ninguém na divisão em causa, e Posicioná-los e dimensioná-los adequadamente

Os ventiladores não diminuem as temperaturas ambientes. Eles proporcionam conforto porque evaporam humidade a nível da nossa pele.

Por essa razão há que desligá-los quando ninguém está a beneficiar da circulação de ar que eles facultam. Caso contrário estamos a desperdiçar energia.

Por outro lado, haverá que posicionr os ventiladores adequadamente: no teto, numa parede, junto aos utilizadores (no caso de ventiladores de mesa), etc. De outra forma, eles não proporcionarão conforto térmico e não será possível subir o termostato do ar condicionado para os níveis mais vantajosos.

Ajustamentos no termostato do ar condicionado

Sempre que se está a utilizar um aparelho de ar condicionado e um ventilador ao mesmo tempo, haverá naturalmente que subir em alguns graus o termostato do ar condicionado. Há que nunca esquecê-lo. De outra forma, em vez de ganhos energéticos haverá ainda maior consumo de eletricidade.

Ensaie várias hipóteses (de níveis de subida do termostato) até conseguir a situação para si ideal, sabendo que quanto maior a subida, maiores as poupanças energéticas.

Ver também outras vias de poupar ou reduzir (ou mesmo de eliminar o ar condicionado), sobretudo em nova construção em... Como viabilizar poupanças energéticas a nível do seu ar condicionado.

.

 

 

 

Top or Home PageConteúdo relacionado
Contents Topo .... Inicio