ESCOLHER O SEU NOVO APARTAMENTO: critÉrios e conselhos a ter em conta

Há muitas questões a considerar aquando da escolha de um apartamento: preço, qualidade de construção, potenciais problemas de humidade, questões estéticas, de segurança, vizinhança, acesso a transportes públicos...

Considere estes fatores, e outros, cuidadosamente.

Mas não faça como a maioria das pessoas. Não esqueça a questão energética. Ela deve ser colocada no topo dos seus critérios. É extraordinariamente importante para o seu conforto, e para as suas contas de gás e electricidade, e também para o ambiente.

Um apartamento energéticamente eficiente permitir-lhe-á poupar muito dinheiro em energia ao longo dos anos. E terá um impacto enorme no seu bem-estar e no da sua família; e será muito mais amigo do ambiente (não esqueça que por detrás da energia que utiliza há centrais a carvão ou outras a emitar gases para a atmosfera, o que em última análise penaliza a nossa saúde e põe em causa o futuro do planeta).

Tenha pois em conta fatores energéticos, na compra ou arrendamento da sua casa.

Para tal considere com cuidado factores como as janelas, o acesso/protecção do sol, localização e isolamento térmico. Estes fatores são essenciais no mix energético. A eficiência energética em edifícios não se reduz a questões de eficiência do equipamento doméstico.

Eficiência energética em edifícios não é só uma questão de equipamentos.
É também uma questão de alto isolamento térmico e de portas e janelas altamente eficientes; e de design, localização e configuração do edifício de modo a maximizar ganhos solares e brisas, ou a a proteger o edifício do sol de verão ou do vento.Eficiencia energ?tica em edif?cios

Janelas: tipo, tamanho, Número, localização, Eficiência do vidro, caixilharia, persianas e caixas de persianas e portadas

Evite caixilharias de alumínio, mesmo as que têm corte térmico; cuidado com o tipo de vidro (vidro duplo pode não significar muito); tenha em conta o tamanho (janelas muito grandes podem ser uma má opção), o tipo (de correr, de guilhotina, de abrir, fixas) e também a sua localização (Norte-S-E-O). Cuidado com o nível de isolamento térmico das caixas das persianas, e o tipo de material das mesmas, ou questões como portadas de janelas (portadas de alumínio são péssimas em termos térmicos).

Pormenores: Janelas eficientes e Portas eficientes

Localização, brisas, protecção natural de ventos, acesso ao sol

O acesso ao sol – por via das janelas - é fundamental em climas temperados e frios. Faz toda a diferença em termos de conforto e contas de energia. Considere este factor com especial cuidado. E também o acesso a brisas (climas quentes... ) ou à sombra, ou a questão do vento. É algo muito dependente da orientação N-S-E-O do apartamento.

Pormenores: Localização e orientação dos edifícios (infográfico)

Layout, abas, parapeitos, varandas e posicionamento do apartamento no prédio

Pondere adequadamente o modo como as principais divisões do apartamento estão geograficamente orientadas para o sol e as brisas, ou como estão protegidas termicamente por via dos apartamentos contíguos, ou a incidência da sombra de prédios vizinhos ou a forma como os ventos dominantes incidem sobre as paredes do apartamento e as janelas.

Questões de “design” como palas, parapeitos e varandas recuadas ou avançadas em direcção à fachada do prédio podem também ser fundamentais para a sua eficiência energética.

Ver: Arquitetura e eficiência energética

Níveis de isolamento térmico e sonoro

A questão do isolamento térmico pode não ser tão determinante num apartamento quanto o é numa moradia unifamiliar. Os apartamentos podem estar protegidos nas suas laterais ou retaguarda por outros apartamentos, e pelos apartamentos dos andares superior e inferior, o que por si só proporciona uma protecção térmica razoável.

Ou seja: em prédios com baixo nível de isolamento térmico (uma quase regra absoluta) os andares situados no “meio” de outros são a melhor opção sob o ponto de vista térmico. Não esqueça este pormenor. Pode ser crucial.

As questões de isolamento geral e de isolamento sonoro são sempre fulcrais, e deve tê-lo em conta. Mais uma vez, é o seu conforto e as suas contas de energia a estar em causa.

Mais: Guia Isolamento Térmico

apartamento amigo do ambiente

Mais infográficos como o anterior: Infográficos

Andares De rés-do-chão, de Topo E de Empena

Cuidado com estes andares. Eles estão particularmente sujeitos aos efeitos negativos dos elementos e - termicamente - podem ser uma muito má opção relativamente a outros do mesmo prédio, se não beneficiarem de níveis acrescidos de protecção (nomeadamente por via de altos níveis de isolamento térmico).

Luz natural

A luz natural depende basicamente das janelas e seu posicionamento, e do layout do apartamento, e é uma questão a ponderar cuidadosamente. Os nossos níveis de conforto e bem estar psicológico dependem bastante da luz. Mas janelas sobredimensionadas, ou inadequadamente protegidas, ou com uma má orientação geográfica são um factor de perturbação térmica...

Pormenores: Janelas, dimensão e Clarabóias

Sistema de iluminação

Pondere o posicionamento dos focos de luz nas várias divisões e em todo o apartamento, bem como o tipo de lâmpadas.

Mais: Iluminação artificial, guia

Eficiência do equipamento doméstico

Tenha em atenção os níveis de eficiência energética dos equipamentos pré-instalados. Construtores e fornecedores de equipamento tendem a privilegiar o preço e a descurar a qualidade e a eficiência. Não são eles a pagar a factura energética.

Ver:
Guia Escolha dos Eletrodomésticos e Produtos da Eletrónica
Eles não pagam as faturas energéticas nem os custos ambientais

Equipamentos de Calor e Frio

Um apartamento eficiente não necessitará de aquecimento central ou de ar condicionado central, mesmo em climas mais extremos. Os equipamentos de frio e de calor podem e devem ser reduzidos ao mínimo por via de janelas eficientes, alto isolamento térmico, portas energeticamente eficientes, ou através de questões de design de construção, ou pormenores envolvendo a captação de brisas e sombra...

Ver:
Aquecimento, Guia
Ar condicionado e climatização de edifícios

Questões relacionadas com o chão, teto, paredes, varandas

Pondere questões como a protecção que as varandas dão às janelas, ou a sombra projectada pelas mesmas no Verão (positivo) e no Inverno.

Situações de ganhos solares (através de janelas) armazenados em chão e paredes internas com alta massa térmica são excelentes em climas temperados e frios.

Pormenores:
Paredes eficientes
Soalhos
Sótaos
Pisos
Lajes
Fundações, garagens, caves
Telhados

Enquadramento e Envolventes ao apartamento e ao Prédio

Tenha em atenção as envolventes externas ao prédio. Pavimentos de betão e pedra podem gerar sobreaquecimento da zonas circundantes ao prédio, o que em última análise se reflete no conforto térmico do andar, em tempo quente.

As árvores e a vegetação circundante podem tornar o prédio e os apartamentos muito mais agradáveis. A sombra de prédios vizinhos ou pormenores de design, ou corta-ventos (às vezes acidentais) e brisas devem também ser tidas em conta.

Ver: Envolventes dos edifícios, sombreamento, plantas

Painéis solares

Se possível considere prédios com painéis solares, ou com conveniente orientação para futura instalação de painéis.

Ver:
Energia Solar Fotovoltaica, Guia
Energia Solar Térmica, Guia

Importância relativa dos vários elementos

É muito difícil conseguir um andar conjugando adequadamente todos os fatores acima.

Mas não entre em compromissos nem em cedências em relação aos principais fatores, designadamente os que envolvem altos níveis de isolamento térmico, os níveis de iluminação natural (que não devem ser excessivos), a exposição ou proteção solar ou janelas muito eficientes e bem posicionadas e dimensionadas. Eles são fulcrais e normalmente mais importantes do que questões de espaço ou estéticas. Seja inflexível em relação aos elementos chave. Repetimos: é o seu conforto térmico, a sua satisfação, as suas faturas energéticas e a própria saúde do planeta que estão em causa.

Há poucas coisas tão importantes na nossa vida – para os nossos níveis de satisfação – quanto a casa em que habitamos.

 

 

 

Top or Home PageConteúdo relacionado
Contents Topo .... Inicio