EDifíciOS energia zero, passive houses e outros edifícios eficientes energÉticamente

Os nossos edifícios - casas, escolas, hospitais, escritórios... - são grandes consumidores de eletricidade e gás. A nível mundial eles são os maiores consumidores de energia, o que significa que são também os maiores responsáveis pelas emissões de CO2 e gases de estufa - à frente do setor dos transportes ou do setor industrial.

Edificios e consumo energ?tico

E não tem que ser assim. É hoje possível construir edifícios de baixo consumo energético, capazes de proporcionar baixas faturas energéticas, alto conforto e baixos níveis de emissões.

É hoje possível construir Edifícios de Energia Zero, onde se incluem projetos de enorme importância - designadamente o projeto europeu a começar em 2018-20 ou o projeto Californiano e Japonês. Estes projetos prevêem que os edifícios novos sejam obrigatoriamente Energia Zero, ou seja, que numa base anual produzam aproxidamente tanta energia quanto aquela que consomem através da combinação de medidas de eficiência energética e instalação de sistemas renováveis de energia.

Outros projetos de edifícios de baixo consumo energético

Para detalhes sobre um modelo de casa eficiente, específicamente concebida para o clima do Sul do Brasil, especialmente desenhada em função do seu desempenho térmico (com a parceria de equipas técnicas da Universidade de Santa Catarina, LABEEE, EletroBras, Eletrosul e Procel) ver este PDF).

Para modelos de casa tipo PassiveHaus em Portugal, ver o site da respetiva organização portuguesa.

Seguem-se uma lista de páginas sobre estas matérias:

Edifícios Energia Zero

Edifícios e níveis de conforto e bem-estar

O impacto ambiental das nossas casas e demais edifícios

Escolher um apartmento

Construir uma moradia

Energia eficiência não tem apenas a ver com equipamento

Edificios, consumo de energia e rede urbanas de transportes

Edifícios escolares

Trabalhar com arquitectos e construtores

Edifícios de baixo consumo energético tipo PassivHaus (Casa Passiva)

 

 

 

 

Topo .... Inicio