ConstruÇÃo de habitaÇÕes em madeira

Os edifícios – sobretudo habitações tipo moradia - com estrutura em madeira são neste momento produtos largamente prefabricados; o trabalho local é basicamente de montagem, o que permite uma forte redução dos tempos de construção e dos preços das casas.

É um tipo de construção que começa a ser comum em algumas regiões do Brasil onde os produtos e a tradição da madeira é relevante (Paraná, Espírito Santo...), e que de modo nenhum é incomum em Portugal.

Mas será que é um tipo de construção vantajosa sob o ponto de visto energético, ambiental e de conforto térmico? E até que ponto é vantajosa sob o ponto de vista económico?

A resposta breve: a construção em madeira apresenta vantagens e desvantagens. Há boa e má construção em madeira, como há boa e má construção em concreto/betão, ou noutros materiais.

Constru��o de moradia em madeira

Durabilidade e segurança da Construção em Madeira

A composição dos elementos (paredes, tetos, pavimentos) das casas em madeira levanta legítimas interrogações e dúvidas; o uso da madeira não as pode tornar tão resistentes e fortes quanto a construção tradicional brasileira ou portuguesa.

Construção em madeira & Ambiente
A construção em madeira é por vezes vista como mais uma ameaça às nossas florestas. Mas a construção moderna em madeira envolve sobretudo produtos derivados da madeira: restos de madeira, serraduras, etc. Por outro lado, a parte da madeira que vem de florestas, não constitui necessariamente uma ameaça às mesmas, caso essas florestas sejam geridas sustentadamente (caso das madeiras certificadas pela FSC).

De facto, as casas em madeira não são tão resistentes aos elementos da natureza (nomeadamente no quadro de grandes tempestades) e mesmo a elementos como os insetos, e há que ter a certeza de que são tomadas as decisões certas nos vários domínios técnicos, para evitar surpresas nestas áreas.

De qualquer modo, uma boa construção em madeira pode durar várias décadas, e pode proporcionar bons níveis de isolamento térmico e acústico, se foram observados normas técnicas adequadas.

Resistência ao fogo

Normalmente a estrutura e as cavidades das casas em madeira são envoltas por membranas, e forradas com placas de cimento (parte externa) e placas de madeira (parte interna), por seu turno forradas com materiais como gesso acartonado.

O uso de placas de cimento e gesso pode dotar a casa de uma razoável resistência ao fogo.

Níveis de isolamento térmico e de conforto da Construção em Madeira

Cavidades da construção em madeiraAs estruturas das casas em madeira envolvem cavidades que se forem adequadamente dimensionadas e preenchidas com isolantes podem proporcionar excelentes níveis de isolamento térmico e acústico, e elevado conforto e baixos consumos energéticos.

Há no entanto que ter em conta que as estruturas em madeira (tal como estruturas em aço ou mesmo em betão) são zonas de transmissão indesejada de calor (para dentro ou fora do edifício).

Sem reboco térmico – ou seja sem uma camada de material isolante sobre toda a envolvente da habitação, ou pelo menos sobre as vigas, pilares e lajes - as habitações em madeira não proporcionarão os níveis de conforto e eficiência térmica e energética desejáveis. Não basta isolar termicamente as cavidades.

Preço

Como dissemos acima, a construção em madeira moderna vive largamente de uma fileira industrial a seu montante, responsável pelo fornecimentos dos elementos estandardizados que vão constituir as estruturas da casa.

Sem essa fileira a montante, funcionando em grande escala, alimentando a construção de milhares de moradias (ou de milhões de moradias, como acontece no caso Norte-Americano), a competitividade da construção em madeira decresce fortemente - sobretudo se tivermos em conta os custos de uma construção de qualidade, capaz de reduzir as desvantagens potenciais da madeira como material de construção.

 

 

 

Top or Home PageConteúdo relacionado
Contents Topo .... Início