Pavimentos cerÂmicos versus pavimentos porcelÂnicos

Tecnicamente os produtos porcelânicos pertencem à família dos pavimentos cerâmicos, e tal como a maioria destes a sua fabricação envolve cozedura em forno.

A diferença está fundamentalmente nas elevadíssimas temperaturas associadas ao fabrico dos porcelanatos – algo que lhes confere uma maior densidade, dureza, resistência, impermeabilidade e resistência a nódoas e a danos resultantes de elevado tráfego e uso.

Os porcelanatos são, por isso, uma excelente opção para divisões como cozinhas, casas de banhos, entradas de casa ou caves.

Porcelanatos vidrados vs. Porcelanatos não vidrados

Os pavimentos porcelânicos estão disponíveis em versão vidrada e em versão “natural”.

Os porcelanatos vidrados têm uma membrana vítrea cozida sobre a sua superfície, o que permite que apresentem uma grande variedade de padrões, texturas e cores - impossíveis de recriar nos porcelanatos não-vidrados. Eles são além disso mais resistentes à presença de água e a questões como nódoas.

Seja como for, a única diferença substancial entre as duas categorias de porcelanatos está na sua superfície, com os não não-vidrados a terem a vantagem de estarem esteticamente mais próximos da imagem que associamos aos produtos cerâmicos e de serem particularmente resistentes a sinais de uso (uma vez que o corpo do ladrilho não difere da sua superfície).

Pavimentos cerâmicos tradicionais

Os pavimentos cerâmicos variam imenso nos seus padrões, espessura, porosidade, dureza e usos. Os mais tradicionais – tipo terracota – têm a aparência tradicional dos produtos cerâmicos, e são muitas vezes produtos semi-industriais ou mesmo artesanais.

Estes produtos não têm a dureza, a durabilidade ou a impermeabilidade de outros produtos cerâmicos, nomeadamente dos produtos vidrados. O seu trunfo está na sua rusticidade e no seu ar natural. Alguns são inclusivamente secos ao sol, o que os torna muito macios, pouco resistentes ao uso e demasiado permeáveis. Há que tê-lo em conta.

Sem adequada manutenção e selagem, eles podem facilmente ficar bastante degradados.

Estes produtos são claramente diferentes dos porcelanatos, e os seus prós e contras bem evidentes.

Pavimentos cerâmicos vidrados

Embora haja uma linha industrial de pavimentos cerâmicos não vidrados, de baixo custo, cobrindo múltiplos usos, a grande oferta de pavimentos cerâmicos envolve produtos vidrados.

Tal como os seus homólogos porcelânicos, os pavimentos cerâmicos vidrados apresentam múltiplas texturas, cores e padrões. E são bastante resistentes ao uso, à água e a danos diversos.

Eles não apresentam a dureza, a impermeabilidade ou a durabilidade dos porcelanatos vidrados, mas têm bons desempenhos nestas áreas, para além de preços mais favoráveis, o que globalmente os pode tornar numa boa opção.   

 

 

 

Top or Home PageConteúdo relacionado
Contents Topo .... Início