Pavimentos de madeiras maciÇas e bambu

Para além dos pavimentos de madeira maciça tradicionais – carvalho, pinho, e muitos outros - há que também contar com madeiras mais exóticos e com “produtos de madeira” como laminados, o bambu ou a cortiça.

Tenha em atenção os prós e os contras da madeira, e as suas necessidades de manutenção. Questões como o grau de humidade da madeira, os requerimentos associados à sua instalação e os acabamentos da mesma são tão ou mais importantes do que a questão das madeiras duras vs. macias.

Humidade

Soalho, pavimento em madeira maci�aEscolha madeira com o teor correto de humidade.

A secagem da madeira em estufas permite controlar de um modo consistente o conteúdo em água dos pavimentos. Um teor de humidade entre 6 e 9%, minimiza as taxas de expansão e contração e os problemas que daí derivam (brechas, empenamento, desalinhamento, barulho...). Tenha em atenção o teor em água do pavimento.

Não use pavimentos de madeira – ou feitos de derivados de madeira, como é o caso dos laminados - em cozinhas ou casas de banho. É demasiado arriscado. Produtos cerâmicos e porcelanatos são uma muito melhor opção para divisões onde o risco associado à presença de água é elevado.

Tenha também cuidado com as superfícies sobre as quais a madeira é instalada: a instalação direta sobre lajes de concreto/betão em contacto com o solo, é uma opção de risco (por razões associadas à humidade e presença de água)..

Arranhões e riscos

Muitos compradores de pavimentos em madeira valorizam particularmente a questão da dureza da madeira – algo que é relevante em zonas de tráfego intenso, mas que no caso de famílias sem crianças ou animais pode não ser verdadeiramente importante. Madeiras macias com um bom acabamento (de modo a aumentar a sua resistência) podem ser uma opção a considerar.

Sobretudo não se esqueça de que existem outras alternativas – produtos cerâmicos, porcelanatos… - porventura mais vantajosas.

Acabamentos

Acabamentos de fábrica – à base de óxidos de alumínio – protegem os pavimentos de madeira por longos períodos (20 anos e até mais), facilitam a sua instalação e tornam os pavimentos em madeira mais competitivos.

Madeira vs. Laminados

Embora sejam uma mera imitação da madeira, ou só tenham uma capa superior de madeira, os laminados podem imitar quase perfeitamente os pavimentos em madeira maciça, são muito resistentes e duráveis, e podem custar (no caso dos laminados decorativos) uma pequena fração da madeira.

Ver: Pavimentos laminados decorativos e de madeira

pavimento de bambuPavimentos de Bambu vs. Madeira

O bambu pode ser uma boa alternativa à madeira.

O bambu maciço é manufaturado colando tiras de bambu com resinas e colas – o que não é propriamente um problema. O seu processo de fabrico garante uma estabilidade dimensional superior, e maior resistência à água.

Tenha no entanto em atenção a qualidade do bambu. Ela varia conforme as espécies de bambu usadas no seu fabrico, a sua idade e a tecnologia utilizada.

O bambu atinge a sua maturidade rapidamente: 4-7 anos. Algo que pode tornar os pavimentos em bambu numa opção ambientalmente mais sustentável, embora tudo dependa da maneira como as florestas de bambu são geridas.

Bambu de qualidade

Não há um sistema internacional de certificação de pavimentos em bambu, embora alguns fabricantes submetam os seus produtos a entidades certificadoras privadas. À falta de certificação, prefira bambus de marcas reputadas e, sobretudo, altas garantias (20 anos ou mais).

Desconfie de bambus baratos; eles provêm, em muitos casos, de espécies de bambus demasiado jovens ou mais macias; ou podem ter origem em fabricantes usando VOC e formaldeído. Esses soalhos podem não ser duráveis, além de poderem ser perigosos para a sua saúde e a dos seus.

Bambus laminados

Tal como há laminados de diversas madeiras, também há laminados de bambu - em que só a camada superior do laminado corresponde a verdadeiro bambu. É algo que pode ser uma tão boa opção quanto a opção de bambus “maciços”. Ver: Laminados.

 

 

Top or Home PageConteúdo relacionado
Contents Topo .... Início