Portas de pÁtio e de varanda em vidro

Cuidado com o impacto térmico deste tipo de portas, sempre que as mesmas estiverem em contacto com espaços de trabalho ou espaços habitados. Elas podem ser bonitas e podem envolver um preço convidativo, mas são uma péssima opção em termos térmicos.

Mesmo portas com vidros especiais são sempre uma fonte potencial de desconforto térmico. O calor transmite-se facilmente através do vidro, entrando (em tempo quente) ou saindo para o exterior (em edifícios aquecidos) com os consequentes custos em climatização. Acontece o mesmo com portas de alumínio…

Portas de pátio em vidroNaturalmente existem algumas vias de limitar o impacto negativo das portas em vidro:

- reduzindo o seu tamanho;
- protegendo-as por via de meios de sombreamento, tanto quanto possível;
- selecionando o tipo de vidro mais adequado;
- evitando esquadrias/caixilhos de alumínio, ou outros materiais com elevada condutividade térmica.

Tipo de vidro para portas de varanda e de pátio

Considere vidro duplo ou triplo, com um bom gás de enchimento (tipicamente árgon) e bons espaçadores térmicos nos seus bordos. Em climas com inverno frios e necessidades de aquecimento, considere vidros com baixa transmissibilidade térmica (fator U): abaixo de 0.3, de modo a reduzir as perdas de calor; na maior parte dos climas brasileiros (climas quentes) considere vidros com um baixo (0.2) fator G, ou seja, um baixo coeficiente de ganhos de calor solar.

Esquadrias/Caixilhos  

O alumínio ou o aço são bons condutores térmicos, o que os torna uma má opção para esquadrias/caixilhos de portas e janelas. Prefira esquadrias de fibra de vidro (relativamente incomum no Brasil e em Portugal) ou PVC de boa qualidade.

Tamanho

Em nova construção, considere portas relativamente pequenas, e tenha em conta a sua orientação geográfica aquando do cálculo das suas dimensões. As regras em causa devem aproximar-se tanto quanto possível das regras que regulam o tamanho das janelas. Ver: Tamanho das Janelas e localização

Proteção

Os ganhos de calor solares dependem imenso dos níveis de sombra e da orientação geográfica das portas. Na construção de novas moradias, proteja tanto quanto possível as portas de vidro por via de elementos arquitetónicas como varandas recuadas, beirais ou platibandas. Em todos os casos considere toldos, persianas, pérgulas e a sombra de árvores e arbustos.

Sem proteção adequada, as portas de vidro serão sempre fontes de calor solar indesejável - mesmo que bem dimensionadas e com bons materiais sob o ponto de vista térmico.

 

 

 

Top or Home PageConteúdo relacionado
Contents Topo .... Início