Portas exteriores mais eficientes

As portas exteriores dos nossos imóveis são muito do mais do que uma questão estética, ou de segurança. Ou mais de que causa de infiltração indesejada de ar quente ou frio ou de fugas de ar climatizado...

Há que não esquecer que o calor pode facilmente transmitir-se através dos materiais das portas, se elas não forem adequadamente construídas e feitas com os materiais adequados.

Portas em contacto com as zonas de habitação e com os locais de trabalho devem estar bem calafetadas; mas é igualmente importante que sejam energeticamente eficientes, isto é, devem ser capazes de bloquear os ganhos ou as perdas indesejadas de calor.

Centenas de milhões de portas baratas de alumínio e outras, montadas em milhões e milhões de edifícios mundo fora, acabam por ser uma causa importante de gastos de eletricidade e gás, contribuindo por essa via para a emissão de milhões de toneladas de gases de estufa para a atmosfera, todos os anos.

Infográfico:
As portas podem destruir o conforto térmico de uma habitação

Portas exteriores com alto isolamento térmico

Não minimize a importância das perdas e ganhos de calor através dos materiais que compõem as portas exteriores. Portas de vidro, portas de alumínio e outras portas metálicas são uma causa importante de elevados consumos de eletricidade e gás, sempre que em contacto com os espaços interiores das nossas casas e locais de trabalho.

O facto de a porta estar em bom estado, ser sólida, ou o facto de estar bem calafetada, pouco interessa: o calor pode fluir facilmente através dos materiais que compõem essas portas.

Ver:
Portas exteriores com alto isolamento térmico

Portas exteriores de apartamento

As portas de entrada de apartamentos devem ter uma resistência térmica razoável, mesmo que não estejam em contacto direto com os elementos exteriores.

O leque de boas opções – sob o ponto de visto térmico, de segurança e estéticos - é neste caso mais elevado do que a nível das moradias, varandas ou pátios. As portas de madeira podem ser, neste caso uma boa opção. Portas de madeira blindada (com compostos de madeira) e, portas de madeira maciça (muito comuns no mercado brasileiro) podem ser boas opções, se a questão estética da madeira for importante para si.

Mas há outras opções para apartamentos.

Ver:
Portas exteriores de madeira
Portas exteriores com alto isolamento térmico

Portas exteriores para moradias, varandas, pátios

Os materiais que compõem as portas exteriores são fundamentais em termos de gastos de energia e de eficiência, e devem ser cuidadosamente equacionados aquando da escolha das portas.

Não se deixe seduzir por questões estéticas, quando estas colidem com questões funcionais e térmicas. O seu conforto, os seus gastos de energia e as questões ambientais ligadas às portas exteriores devem estar entre os seus princípios critérios de escolha, tanto quanto os de segurança ou questões de manutenção e preços.

As tradicionais portas de madeira não são a melhor opção, embora como dissemos atrás, elas possam ser uma boa ou razoável opção a nível de apartamentos, onde a porta está protegida dos elementos.

Ver: Portas de pátio e de varanda

Portas exteriores de vidro

Cuidado com estas portas, sempre que as mesmas estejam em contacto com espaços habitados ou de trabalho. Portas de pátio e portas de varanda em vidro têm um impacto extremamente negativo nos equilíbrios térmicos dos edifícios que as usam. Mesmo com os melhores vidros e as melhores esquadrias/caixilharias.

Ver: Portas de pátio e de varanda

Portas exteriores baratas: o caso do alumínio

Cuidado com as portas baratas. Algumas podem durar muito e ter pouca manutenção (portas de alumínio, portas de vidro), mas são uma calamidade sob o ponto de vista térmico.

Outras podem inicialmente ser bonitas (certas portas plásticas, ou portas de madeira baratas), mas só isso.

Ver:
Portas exteriores baratas de alumínio e outros metais

Portas de garagem

Guia de portões de garagem

Calafetagem e isolamento de portas exteriores

Calafetagem dos lados e do topo das portas exteriores
Calafetagem do fundo da porta exterior

 

 

 

 

Topo .... Inicio