PortÕes de garagem em alumínio: vantagens e desvantagens

Vantagens

O alumínio oferece leveza, baixa manutenção, custo baixo e não oxida. Aplicado a portões, isso representa vantagens significativas. A leveza do alumínio tem um impacto positivo em termos de duração dos outros elementos do portão e em termos de facilidade de utilização, nomeadamente em portas basculantes.

Desvantagens

Mas os portões de garagem em alumínio não têm a força e a estabilidade estrutural dos portões em chapa de aço, e são péssimos em termos térmicos: o calor flui facilmente através do alumínio, tornando as garagens demasiado quentes ou frias.

Portões de garagem em alumínioCaso o conforto térmico da garagem seja importante para si, ou se a garagem estiver ligada à sua moradia, evite portões de garagem em alumínio. Elas são uma fonte de desconforto e de altas faturas em energia.

Tipos de portões de alumínios

Tal como os portões de aço, os portões de alumínio podem ter um núcleo em poliestireno ou outro material isolante, de modo a minimizar o impacto térmico negativo do alumínio. Mas embora melhor a qualidade térmica do portão, isso pode tornar os portões significativamente mais caros.

Por outro lado, alguns fabricantes estão a combinar o alumínio com painéis em vidro, a nível dos portões: é uma combinação péssima, designadamente em termos de impacto térmico.

Alternativas

A alternativa mais direta aos portões de alumínio são os portões em chapa de aço galvanizado (com isolamento ou sem isolamento térmico).

Estes portões são um pouco mais caros e menos leves que os portões de alumínio, mas oferecem maior resistência e força estrutural, o que pode ser bastante importante por razões de segurança e durabilidade. A relação qualidade-preço é claramente favorável a este último tipo de portões.

Sobre outros tipos de portões, ver:
Portões em PVC e fibra de vidro
Portões em madeira
Portões em aço galvanizado

Preços e garantias

Os portões em alumínio são baratos, nomeadamente portões sem isolamento, mas os preços acabam sempre por depender bastante de um conjunto diverso de elementos, incluindo questões como a qualidade das molas ou os materiais de selagem do portão.

As garantias variam bastante, mas raramente ultrapassam os cinco anos (enquanto que as garantias associadas aos portões em aço galvanizado podem ultrapassar os vinte anos – um sinal evidente da qualidade relativa e da durabilidade dos dois tipos de portões).

 

 

 

Top or Home PageConteúdo relacionado
Contents Topo .... Início