PortÕes de garagem em madeira

Não avance para a compra de portões de garagem em madeira sem ponderar cuidadosamente outras hipóteses. Tenha em conta que há vários tipos de “madeira”, e que há portões de muitos preços e estilos, e também questões de manutenção, durabilidade ou de conforto que devem ser cuidadosamente avaliadas.

Não sobrevalorize o lado estético dos portões em madeira.

Variedade de materiais  e preços dos Portões

Importa distinguir os portões de madeira baratos, dos portões de gama alta. A sua duração e os seus preços são muito diferentes.

Mas importa também distinguir...

- portões de garagem em madeira maciça (cada vez menos usados).
- portões envolvendo derivados de madeira (MDF, MDO).
- portões de madeira com interior em poliestireno e poliuretano.
- portões de materiais diversos, com traves de madeira a par de secções de outros materiais.

Obviamente, os preços destes vários tipos de portões variam imenso. Os portões mais caros – tipicamente os de madeira maciça – podem custar várias vezes mais do que os portões de gama baixa, alguns também exclusivamente em madeira.

Materiais em maderia para portõesPortões de Garagem de gama alta

Os portões de garagem, mesmo os de gama alta, podem envolver armações em madeiras como o cedro e suportes em madeiras duras, mas os seus painéis são muitos vezes fabricados com fibras da madeira (MDO, MDF).

Por outro lado, muitas portões de garagem ditos de madeira, envolvem também materiais isolantes, ou materiais usados noutros tipos de portões, como o PVC ou a fibra de vidro.

E não é propriamente mau que assim seja. Estas portões oferecem mais estabilidade estrutural, menores necessidades de manutenção, menores riscos de empenamento e até melhores preços.

Mas, claro está, esses portões só muito parcialmente são de madeira - embora o pareçam. Há que não esquecer que é possível imitar a madeira - com materiais como a fibra de vidro ou o PVC - de uma forma muito realista.

Valor térmico e desvantagens dos portões em madeira

Portões de garagem em madeira da gama baixa têm uma durabilidade baixa, e altos custos de manutenção. Evite-os.

Não se esqueça também que portões exclusivamente de madeira e seus derivados, ou com uma componente importante de madeira, estão aquém de outras opções – inclusivamente mais baratas – a nível térmico e sobretudo a nível de durabilidade e manutenção.

Eles até podem ser uma boa ou uma razoável opção em termos térmicos, ou a outros níveis, mas há que não esquecer que há outras opções que no geral são mais vantajosas, nomeadamente no setor dos portões de qualidade, para garagens ligadas a moradias ou garagens que não sejam apenas locais de parqueamento automóvel ou armazenamento. É por exemplo o caso de portões de dupla chapa de aço galvanizado, com interior em poliuretano.

Outros portões de garagens:
Portões em alumínio
Portões em PVC e fibra de vidro

 

 

 

Top or Home PageConteúdo relacionado
Contents Topo .... Início