instalar painÉis fotovoltaicos EM ESCOLAS

Para partilhar este Recurso/Imagem no seu blog, site, escola ou lugar de trabalho, ver aqui.

As Escolas devem dar o exemplo; instalar painéis fotovoltaicos


Partilhe este Recurso/Imagem no seu Site ou Blog livremente.

Pode usar este conteúdo ilustrado desde que inclua menção da autoria do mesmo a GuiaCasaEficiente.com.
COPIE O CODIGO ABAIXO e cole-o à sua página, blog ou post.
Para dezenas de outros recursos ilustrados, ver lista.

 

 

Comentários adicionais:
- É já possível e rentável instalar painéis solares fotovoltaicos nas nossas escolas. Não é um sonho longínquo, embora possa ser difícil de concretizar, sem apoios e sem informação e parcerias adequadas.
- Há escolas norte-americanas e de países europeus a fazê-lo. Os obstáculos, atualmente, não têm mais a ver com os custos das placas fotovoltaicas. Têm a ver com custos burocráticos, de financiamento, de licenciamento e de instalação.
- Os custos dos painéis solares fotovoltaicos têm baixado imenso, nos últimos anos (cerca de 50%, só no período 2011-2013), o que torna a eletricidade fotovoltaica rentável em grandes edifícios, com elevados consumos – o caso das Escolas.
- A questão da escala dos projetos fotovoltaicos é, nesta fase, muito importante. E a maioria das escolas têm a dimensão suficientemente grande para tornar os projetos fotovoltaicos rentáveis e vantajosos.  
- O que pode inviabilizar os projetos fotovoltaicos em escolas é a falta de informação, projetos e parcerias: com municípios, com outras escolas ou outros edifícios públicos, com o Estado central, com bancos, com empresas de instalação de painéis solares capazes de reduzir os custos de instalação para 1/2 ou 1/3 por via da estandardização e da instalação em massa (no caso num número razoável de escolas ou outros grandes edifícios).

 

 

Contents Topo .... Inicio