Guia das aplicaÇÕes da energia solar para edifícios

Podemos identificar quatro grandes áreas de aplicação da tecnologia solar em edifícios.

As mais conhecidas e emblemáticas são a solar fotovoltaica (para produção de eletricidade) e o aquecimento solar de água. Mas podemos também identificar a tecnologia solar passiva e o aquecimento de espaços com coletores solares.

As quatro grandes aplicações da energia solar em edifícios:
- Solar passiva
- Aquecimento de água
- Fotovoltaica (produção de eletricidade)
- Aquecimento de espaços (solar térmica ativa)

Infográficos:
Aplicações da energia solar
Pequena história ilustrada das fontes de energia

Tecnologia solar passiva

A tecnologia solar passiva envolve estratégias de ganhos solares (em climas frios, ou em períodos frios) ou de controlo e redução de ganhos solares (em climas quentes, ou nos períodos quentes do ano).

Esta tecnologia aplica-se sobretudo a novos edifícios e às suas envolventes. Ela baseia-se largamente em soluções de natureza arquitetónica (beirais, palas, varandas, orientação e exposição solar da casa, exposição às brisas, tamanho das janelas, distribuição das divisões, eixo maior da casa, envolventes externas do edifício...).

Esta tecnologia pode estar muito associada a questões como os níveis de isolamento e os envidraçados do edifício, no que é normalmente conhecido como edifícios solar passivos (passivehaus, ou passive houses). Embora possível de ser implementada em climas quentes, trata-se basicamente de uma tecnologia de construção de edifícios para climas frios ou em que os invernos são severos.

Ver:
Climatização natural por via Solar Passiva
Guia Arquitetura e Energia em Edifícios

Aquecimento solar de Água

A tecnologia do aquecimento solar de água expandiu-se imenso nos últimos anos. A massificação da sua produção e da instalação está a permitir a prática de preços muito baixos em países como a China ou Israel.

A recuperação do investimento neste tipo de aplicações pode ser relativamente rápida em países como o Brasil ou Portugal, onde os sistemas de aquecimento de água solar podem ser relativamente simples (tipicamente, sistemas tipo termossifão) – e isso apesar de não haver, no nosso caso, uma verdadeira massificação da tecnologia solar de aquecimento de água, a nível da sua instalação.

Ver: Guia Aquecimento Solar de Água

Sistemas elétricos fotovoltaicos

Os sistemas solares fotovoltaicos estão a conhecer uma expansão sem precedentes em muitos países. Mas não é exatamente esse o caso do Brasil ou de Portugal, apesar das boas condições climáticas de base, e apesar dos preços internacionais terem vindo a baixar espetacularmente, nos últimos anos.

Embora competitiva em aplicações em grande escala, os sistemas fotovoltaicos podem não ser suficientemente atrativos em pequenas aplicações residenciais. É um problema a ter em conta.

Por outro lado, embora haja muitas vantagens em instalar sistemas fotovoltaicos, eles só se tornam verdadeiramente interessantes quando associados a medidas de eficiência energética, de modo a satisfazer a totalidade ou grande parte das necessidades energéticas dos edifícios onde estão instalados.

Ver: Guia Sistemas Solares Fotovoltaicos

Infográficos animados sobre sistemas fotovoltaicos (mais aqui)

solar elétrica, preços

solar-elétrica competitiva?

Aquecimento de espaços por via Solar Térmica

A tecnologia solar (térmica) de aquecimento de espaços habitacionais e de escritórios e outros espaços é de certo modo a parente pobre das tecnologias solares.

Ela envolve coletores solares térmicos para aquecer o ar frio dos edifícios, mas sem adequado planeamento arquitetónico e bons níveis de isolamento térmico, ela não é eficaz.

Naturalmente, é uma tecnologia que só tem sentido em climas frios e temperados.

Ver: Guia Aquecimento de Espaços por via Solar Térmica

 

 

 

Topo .... Inicio