Aquecimento de Água por via elÉtrica
Os “chuveiros elétricos” são particularmente comuns no Brasil. Eles estão presentes em mais de 70% dos lares brasileiros, por razões que são conhecidas: facilidade de instalação (não exige tubagens, ao contrário do aquecimento de água a gás), facilidade de uso, muito baixa manutenção, e baixos preços iniciais,
É uma situação diferente do que acontece na região de São Paulo, ou em países como Portugal, onde predomina o aquecimento de água a gás.
Ver: As várias opções alternativas de aquecimento de água: gás, eletricidade e solar
Vantagens dos pequenos sistemas elétricos tipo ponto de uso
O aquecimento elétrico de água, por via tradicional, não é vantajoso para grandes consumos, ou mesmo para consumos médios.
Mas em residências com baixos consumos de água quente, em climas quentes (em que a água é usada a temperaturas mais baixas e onde a temperatura da água chega ao equipamento elétrico a temperaturas mais elevadas) o uso de pequenos sistemas elétricos - montados em pias, bidês e lavatórios, ou associados aos duches - pode ser vantajoso.
O baixo custo inicial, a não exigência de tubagem, e os desperdícios mínimos de água e energia são fatores que neste caso jogam a favor dos pequenos sistemas elétricos de aquecimento de água.
Esta opção é também vantajosa para complementar os sistemas solares térmicos em dias atípicos de necessidades acima da média, ou em dias de baixa insolação, em que os sistemas solares são incapazes de produzir água quente em quantidade suficiente.
Aquecimento de Água por via fotovoltaica
Os sistemas de energia elétrica fotovoltaica estão a crescer a um ritmo acelerado em muitos países (ainda que não seja esse exatamente o caso brasileiro ou português).
Instalada em grande escala, de modo a reduzir custos de contexto e de instalação, a energia fotovoltaica é já competitiva com as formas fósseis de energia, ou com a hidráulica e a eólica. É algo que está a ser demonstrado por dezenas de grandes multinacionais, a nível de instalação de superfícies enormes de sistemas de eletricidade solar.
É, por isso mesmo, altamente provável que o aquecimento de água por via solar fotovoltaica (combinando com sistemas de termoacumulação) se venha a impor num futuro próximo.
Aquecimento de Água por via de bombas de calor (Elétricas)
As novas bombas de calor permitem o aquecimento elétrico de água quente a custos muito vantajosos.
Elas são particularmente vantajosas em edifícios com consumos significativos de água quente. Ver: Bombas de Calor para aquecimento de água e ar condicionado.
Infográfico: Opções em termos de aquecimento de água