Aquecimento de Água: sistemas de acumulaÇÃo (termoacumuladores) vs. Sistemas simples
O que escolher? Sistemas de aquecimento de água simples, ou sistemas do tipo termoacumulador, envolvendo um reservatório?
Há que ter em conta as vantagens e desvantagens de cada sistema.
Questões linguísticas;
Equipamento de água quente: Brasil: aquecedores de passagem
e aquecedores de acumulação Portugal: esquentadores e
termoacumuladores.
Vantagens dos termoacumuladores (elétricos)
Os esquentadores/aquecedores de água por acumulação podem fazer sentido a nível dos pequenos sistemas de aquecimento elétrico de água (muitas vezes chamados sistemas “ponto de uso”), por razões ligadas aos fluxos de água e à pequena capacidade desse tipo de equipamento.
Ainda no âmbito do aquecimento elétrico de água, eles são vantajosos no quadro de situações de tarifas bi-horárias, já que permitem que a água seja aquecida às horas em que as tarifas elétricas são mais favoráveis. Há neste caso uma vantagem de ordem económica e de ordem ambiental.
Mas há ainda uma outra situação que pode vir a tornar estes sistemas altamente vantajosos: o caso do aquecimento de água por via solar fotovoltaica.
Começa a ser vantajoso, em alguns climas e em edifícios com sistemas solar fotovoltaicos, aquecer água por via elétrica – o que torna os sistemas com cilindros altamente vantajosos. E a razão é óbvia: também neste caso a água é aquecida nos momentos favoráveis, de bons recursos solares, para ser usada mais tarde, nos momentos convenientes.
Apenas há que dimensionar adequadamente os termoacumuladores.
Desvantagens dos termoacumuladores
Mas há também possíveis desvantagens que é necessário ter em conta.
As perdas de energia por via dos cilindros – mesmo quando estes estão particularmente bem isolados termicamente, como acontece com muitos modelos modernos – são inevitáveis.
Além disso, há também riscos acrescidos de corrosão, associados a potenciais fugas de água.
Estas possíveis desvantagens tornam os termoacumuladores desvantajosos quando associados ao aquecimento de água a gás. Ou seja: a não ser nos casos inicialmente referidos, de aquecimento de água por via elétrica, e de implementação de sistemas fotovoltaicos de aquecimento de água, não há qualquer vantagem em instalar termoacumuladores.
Em geral, os termoacumuladores não são vantajosos no aquecimento de água a gás.
Material do Reservatório
Os modelos com reservatório de cobre são, em teoria, mais resistentes que os de ferro e aço. Mas tudo depende de pormenores, nomeadamente dos sistemas de prevenção de corrosão.
A qualidade do sistema de isolamento também é fundamental, bem como a potência da resistência elétrica; quanto maior for esta, mais rápido o aquecimento da água à temperatura selecionada.