Caldeiras a gasÓleo versus outras alternativas

As novas caldeiras a gasóleo são muito eficientes e asseguram uma operação mais segura e limpa que as suas antecessoras de há dez ou vinte anos atrás. Mas as caldeiras a gás são cada vez mais uma opção standard a nível de caldeiras e do aquecimento central, envolvendo grandes edifícios com grandes necessidades de aquecimento; elas oferecem um conjunto de pequenas vantagens...

Há de qualquer modo outros sistemas alternativos de aquecimento do ar ambiente, com claras vantagens sob o ponto de visto económico, energético e ambiental, nomeadamente a nível de habitações.

Caldeiras a gasóleo vs. Caldeiras a gás

Em termos muito gerais podemos afirmar que as caldeiras a gás oferecem algumas vantagens significativas em relação às caldeiras a gasóleo: têm custos de aquisição mais baixos, são sistemas mais limpos, requerem menos cuidados de manutenção, não exigem os depósitos de gasóleo que as caldeiras a gás requerem, e não põem os riscos e os custos com seguros extra das caldeiras a gasóleo…

A grande vantagem das caldeiras a gasóleo situa-se (ou situava-se) normalmente no custo do combustível e, portanto, nos custos operacionais.

Mas as flutuações dos preços e as tendências futuras também não parecem mais estar do lado das caldeiras a gasóleo. Pelo contrário, o gás ou as pellets são, muito provavelmente, numa perspetiva de preços futuros, uma melhor opção como combustível de aquecimento.

Ver:
Caldeiras a gás

Vale a pena mudar para um sistema de caldeira a gás?

A questão imediata para quem tem um sistema de caldeira a gasóleo é: vale a pena mudar para uma caldeira a gás, ou a pellets ou outro sistema?

As vantagens imediatas podem ser diminutas, ou não existirem. Mas a mudança pode valer a pena, numa perspetiva de médio e longo prazo.

Caldeiras a pellets e biomassa

A mudança para caldeiras a pellets ou outras opções similares pode ter algumas vantagens, mas também desvantagens que há que ponderar.

As caldeiras a pellets são mais caras, e não há claras vantagens sob o ponto de vista operacional, manutenção ou limpeza (embora as modernas caldeiras a pellets também sejam limpas).

Mas há pelo menos duas ordens de vantagens: 1) vantagens de preços (o preço das pellets é mais baixo do que o preço do gasóleo); e 2) vantagens ambientais (se aceitarmos que o CO2 que é emitido a nível da combustão dos pellets é compensado pelo CO2 absorvido pelas plantas que estão na sua base, durante o período de vida das mesmas).

Ver: Caldeiras a Pellets: eficiência, vantagens e desvantagens

Vale a pena apostar em caldeiras de alta eficiência?

As caldeiras modernas (incluindo as caldeiras a gasóleo) têm altos coeficientes de eficiência energética. Ou seja: as melhores de entre elas desperdiçam muito pouco combustível; elas podem converter 90% ou mais do combustível em calor, o que é bom. As caldeiras de condensação são um exemplo disso mesmo.

Mas será que estes novos sistemas valem o preço, tendo em conta as poupanças energéticas que facultam?

Para edifícios com grandes necessidades de aquecimento eles podem de facto fazer sentido. Essas poupanças podem atingir níveis da ordem dos 10 ou 20% em relação a unidades mais comuns, o que torna a recuperação do investimento possível…

Mas há que não esquecer que as habitações não têm que ser grandes consumidoras de energia para aquecimento, designadamente em climas moderados como o do Sul do Brasil ou os portugueses. Elas só têm grandes necessidades de aquecimento quando mal desenhadas, sem altos níveis de isolamento, sem janelas bem dimensionadas e eficientes, etc.

Alternativas

Há boas alternativas – sob múltiplos pontos de vista, incluindo o económico e o ambiental – às caldeiras a gasóleo e às caldeiras em geral.

Um deles passa por bombas de calor, que podem inclusivamente ser articuladas com caldeiras no caso de edifícios com grandes necessidades de aquecimento.

Mas o melhor sistema será sempre o de construir ou de remodelar os edifícios de modo a torná-los altamente eficientes sob o ponto de vista energético, por via de boa exposição solar, boa configuração e dimensionamento, altos níveis de isolamento térmico, janelas e portas eficientes, etc.

Ver a este propósito: Conselhos na construção de uma moradia e também Conselhos na escolha de um apartamento

Edifícios com estas características não necessitarão de grandes sistemas de aquecimento central, e poderão dispensar as caldeiras a gasóleo e outros sistemas similares de aquecimento central.

 

 

 

Top or Home PageConteudo relacionado
Contents Topo .... Inicio