estratÉgias de ventilaÇÃo natural com Ventiladores (ventoinhas) de janela
São pouco conhecidas no Brasil e em Portugal, mas podem ser uma boa opção para estratégias de ventilação natural, em climas com noites e manhãs frescas.
Como o seu nome sugere os ventiladores de janela estão especialmente desenhados para serem instalados em janelas, e são diferentes dos ventiladores comuns num ponto crucial: o seu objetivo não é fazer circular o ar interior; o seu objetivo é captar ar fresco no exterior do edifício – ao mesmo tempo que o ar interior ao edifício (mais quente) é expelido para o exterior.
Elas são uma opção barata, e são excelentes para criar ventilação cruzada. O maior problema está frequentemente na sua instalação a nível da janela.
Ventilação cruzada com ventiladores de janela
Os ventiladores de janela pode ser usados para criar ventilação cruzada, ou seja, para forçar o ar ou brisas no lado mais fresco do edifício a entrar neste, ao mesmo tempo que o ar interior mais quente é expulso no lado oposto, através de outras janelas ou aberturas.
A estratégia mais simples usa um ventilador (ou mais) num dos lados do edifício (o lado onde existem brisas), sem qualquer outro ventilador no lado oposto.
Mas também podem ser usados ventiladores a sotavento, caso não hajam brisas ou estas sejam muitas ligeiras; ou seja, em situações em que se deseja incrementar a entrada de ar fresco, podem ser colocados um ou mais ventiladores de janela no lado onde o ar interior é normalmente expelido, de modo a incrementar e facilitar essa expulsão e a entrada de fresco no lado oposto.
Naturalmente, a capacidade dos ventiladores em cada um dos lados do edifício deve equivaler-se.
Em edifícios com mais de um piso, a estratégia de ventilação cruzada pode repetir-se (imagem junto) Neste caso é normalmente suficiente a abertura de janelas no piso mais alto do edifício, para onde o ar mais quente tende naturalmente a dirigir-se. Basta um ou mais ventiladores de janela no piso inferior, no lado onde as brisas sopram ou onde existe ar fresco, embora também possam ser usadas ventiladores nos pisos de cima.
Ventiladores de janela reversíveis
Estratégias como as mencionadas acima exigem ou tornam particularmente vantajosos os ventiladores reversíveis. Ou seja, ventiladores em que através de um simples botão se pode mudar o sentido em que eles operam: modo de captação de brisas ou modo de exaustão (expulsão de ar interior).