Caves e garagens subterrÂneas

Garagens subterrâneas e caves podem ser uma fonte de problemas; os mais imediatos e evidentes envolvem a presença de água, e possíveis danos nas paredes e questões de insalubridade; mas há que também considerar implicações energéticas e térmicas, em climas moderados e frios.

Impermeabilização E Sistemas de Drenagem para caves e garagens Subterrâneas

Uma adequada impermeabilização e um adequado sistema de drenagem de água são fundamentais para evitar problemas de humidade e danos nas fundações associadas a garagens subterrâneas e a caves.

Ver: Sistemas de drenagem associados a fundações

Isolamento das caves e garagens subterrâneas

Em climas quentes (Brasil) não há, em princípio, qualquer vantagem em isolar as paredes ou os tetos das garagens e das caves adjacentes às zonas de habitação e trabalho dos edifícios.

Mas em climas frios, ou mesmo em climas moderados como o português o do sul do Brasil, a questão do isolamento térmico das paredes (ou dos tetos) das garagens subterrâneas e das caves pode ser uma questão importante. Os níveis de conforto e os gastos em energia podem beneficiar com esse isolamento.

O isolamento dos tetos é, em muitos casos, uma alternativa barata ao isolamento das paredes.

Ver:
Isolamento interno de paredes de caves e garagens
Isolamento externo de paredes de caves e garagens subterrâneas
Isolamento de tetos de caves e garagens

Selagem térmica das zonas de infiltração de ar

Em climas com estações frias, se houver infiltração de ar frio a nível da cave/garagem (por via de orifícios, fendas…), as necessidades de aquecimento dos pisos superiores aumentarão.

Cada métro cúbico de ar que penetra numa cave ou numa garagem exige que outro metro cúbico de ar saia... Algo que pode interagir com as zonas superiores do edifício, e que requer adequada calafetagem e selagem de todos as zonas de infiltração (ou fuga) de ar - quer a nível das caves quer a nível das partes superiores dos edifícios.

Ventilação e humidade em caves e garagens subterrâneas

O melhoramento dos níveis de ventilação ou a selagem de fendas, aberturas e pequenos orifícios a nível das garagens subterrâneas e caves (e o isolamento das paredes) pode resolver problemas de humidade e problemas térmicos e energéticos a nível dos edifícios em causa.

Mas esses melhoramentos não podem resolver problemas estruturais a nível das fundações do edifício, nomeadamente os que envolvem a presença de água nas partes externas das paredes e deficientes sistemas de drenagem.

 

 

 

Topo .... Inicio