EletrodomÉsticos e produtos da eletrÓnica familiar: consumo elÉtrico e eficiÊncia
Atenção aos consumos dos produtos da eletrónica e eletrodomésticos. Eles atingem valores acima dos 50% do total dos gastos elétricos de muitas famílias.
Geladeiras/frigoríficos
Considere com cuidado a compra da sua nova geladeira/frigorífico. Não se esqueça de que estes aparelhos estão ligados 24 horas por dia/365 dias por ano, e que há diferenças substanciais – em termos de consumo elétrico - entre as várias marcas e modelos. A eficiência energética é um fator chave para reduzir os seus gastos em eletricidade.
Modelos antigos podem gastar 3-5 vezes mais eletricidade do que os modelos modernos e mais eficientes.
Ver: Geladeiras/frigorificos: eficiencia e consumo eletrico
Eletrónica familiar
Consolas de vídeos, secadores de cabelo, máquinas de barbear elétricas, grelhadores elétricos, micro-ondas, aspiradores, lanternas elétricas, computadores pessoas, impressoras, routers, carregadores de telemóveis, gravadores de chamadas, facas elétricas, máquinas de café, máquinas de fazer sorvete, micro-ondas, etc., etc.
Eles são muitos, e embora alguns possam gastar pouca eletricidade, o seu elevado número transforma-os num segmento importante dos nossos gastos em eletricidade.
Ver: Eletrónica familiar: Eficiência e Consumo
Máquinas de lavar louça
As máquinas de lavar louça consome quantidades significativas de eletricidade e água, a que há que dar a devida atenção.
Há uma diferença muito significativa entre unidades eficientes e não eficientes, e algumas práticas básicas podem reduzir drasticamente os consumos elétricos.
Máquinas e Secadores de roupa
Embora os novos secadores sejam mais eficientes do que os de há alguns anos atrás, eles podem facilmente gastar 4 vezes mais eletricidade do que as máquinas de lavar louça (sem secadores…).
Secar a roupa ao ar livre é a melhor alternativa, mas se precisar mesmo de um secador de roupa, escolha unidades de condensação e tenha em conta algumas práticas fundamentais.
Ver:
Máquinas de lavar roupa
Secadores de roupa
Mais infográficos aqui.