Isolamento tÉrmico das lajes de concreto/BetÃo em contacto com o solo

Lajes em contacto com o solo, sem isolamento térmico, podem ser uma fonte de desconforto e desperdício de energia. Há no entanto que ter em conta o tipo de clima.

No caso brasileiro é normalmente vantajoso o isolamento vertical de certas zonas da placa, enquanto que em climas como o português há toda a vantagem em também isolar a laje horizontalmente.

Transferências de calor através da Área Lateral da Placa

Perdas de calor pela placaHá que ter em conta à forma como o calor é transferido para o interior da casa (em tempo quente) ou é perdido (em tempo frio) através da placa.

A imagem ao lado mostra um caso em que o isolamento térmico vertical de parte da placa é claramente inadequado.

Uma vez que as placas estão muitas vezes elevadas em relação ao nível superior do solo - de modo a proteger os edifícios da água da chuva, da humidade do solo, ou dos insetos... - torna-se necessário isolar termicamente a área lateral da laje onde as transferências de calor podem ocorrer.

As imagens ao lado mostram as zonas em que esse isolamento periférico deve ser feito. São dois métodos alternativos.

Isolamento horizontal da placa

Em climas quentes não há qualquer vantagem (e é até normalmente desvantajoso) o isolamento térmico horizontal das placas de concreto/betão. Isso impede transferências de calor para o solo, o que é desvantajoso na maior parte dos climas brasileiros.

Mas não é esse o caso português ou na ponta mais a sul do Brasil, onde a superfície inferior do concreto/betão deve ser também termicamente isolada. As perdas de calor por via da placa (durante o tempo frio) são muito mais penalizantes do que os efeitos positivos de transferências de calor durante o tempo quente. As placas podem ser – no caso português e dos climas do sul do Brasil – uma razão importante do grande desconforto de casas de muitas moradias, e dos pisos inferiores de prédios. Daí a vantagem de um isolamento integral, que deve ser feito usando um dos métodos descritos nas quatro imagens que se juntam.

Materiais isolantes

Considere painéis rígidos de poliestireno extrudido, ou outros painéis rígidos de um isolante resistente à água. O poliestireno extrudido é a opção mais comum e a que oferece mais garantias, a par de uma boa eficácia térmica.

Considere níveis de isolamento razoáveis: placas de polistireno de 5/6 cm de espessura, pelo menos.

 

 

 

Top or Home PageConteudo relacionado
Contents Topo .... Inicio