materiais refletivos e telhas tÉrmicas para coberturas de moradias e outros edifícios

É de toda a vantagem que os ganhos de calor solar por via dos nossos telhados e estruturas adjacentes sejam reduzidos ao máximo. É algo particularmente importante em climas quentes, mas também em climas temperados, onde os ganhos indesejados no período do Verão superam largamente quaisquer possíveis ganhos em tempo frio.

Na prática há vários processos de reduzir os ganhos de calor indesejados, embora haja também uma grande confusão e controvérsia sobre os processos de o garantir. Grande parte do que é reivindicado pelos vendedores e fabricantes de alguns destes materiais , nomeadamente em matéria de telhas térmicas e materiais refletivos, está largamente desfocado e é no mínimo excessivo.

Telhas térmicas

A ideia é boa. Reduzir os ganhos de calor solar antes de os mesmos chegarem aos sótãos ou às lajes é sempre bom. Daí que materiais como telhas de PVC, ou telhas isoladas com poliuretano e outros materiais com alta eficácia térmica pareçam ser de toda a vantagem.

Mas podem haver surpresas escondidas. Alguns destes materiais podem ser de baixa durabilidade, comparativamente às coberturas cerâmicas tradicionais. E embora tenham vantagens térmicas, eles não substituem estratégias de isolamento térmico a nível das lajes ou das coberturas inclinadas de suporte dos telhados.

É impossível conseguir os níveis ideais de isolamento térmico por via de telhas térmicas ou através de películas. Por outro lado, o fator verdadeiramente relevante, a nível das telhas, é a sua refletividade – que no entanto não substitui, por si só, o isolamento térmico a nível das sótãos ou das coberturas inclinadas por debaixo das telhas.

Refletividade

Telhas de cores claras ou telhados de metal (de cores bastante claras) com coberturas altamente refletivas, são ideais para climas como o Brasil ou mesmo o português.

Considere com cuidado a questão da refletividade dessas coberturas.

Folhas de material refletivo para telhadosFolhas de materiais refletivos (Telas Refletoras)

Esta solução abrange películas brilhantes de alumínio (coladas ou combinando com outros materiais) e telas refletoras montadas em vigas e ripas por debaixo telhados dos nossos edifícios. São, tipicamente, materiais de isolamento usados a nível da cobertura inclinada dos telhados.

Estas películas/mantas/telas não oferecem qualquer resistência térmica em si mesmas, mas conseguem diminuir a transferência de calor.

São materiais leves, não tóxicos, fáceis de transportar e instalar.

É uma solução comum em climas quentes, e que pode ser vantajosa na maioria das regiões brasileiras, mas a sua eficácia fica bastante aquém daquela que pode ser obtida através do isolamento baseado em isolantes térmicos típicos (celulose, poliestireno de alta densidade, etc.) a nível da laje do sótão ou a nível da cobertura inclinada.

Caso esteja a considerar o isolamento térmico das lajes, as películas de material refletivo contam pouco, mesmo em climas quentes como o brasileiro. As suas vantagens dependem muito do contexto em que são utilizadas, e são baixas ou nulas em climas como o português ou as das regiões mais a sul do Brasil.

Notas sobre a sua instalação e compra de materiais refletivos:

-  Prefira materiais com alta refletividade (0,9 +) e baixa emissividade (0,1 ou menos);
-  Na sua instalação, assegure-se de que existe um espaço de pelo 2 ou 3 cm entre a cobertura do telhado e o material refletivo. Normalmente o material é pregado ou grampeado abaixo dos caibros. Siga as instruções do fabricante.
- Lembre-se de que pó e poeiras podem reduzir drasticamente a eficácia dos materiais refletivos.

Isolar laje do sótãoOutras soluções térmicas associadas a coberturas inclinadas

Há diversas soluções térmicas a nível do topo dos nossos edifícios, para além das baseadas em materias refletivos, referidas acima. Designadamente:

- o isolamento da base dos sótãos (esteira horizontal, imagem acima, linha azul);
Isolamento vertente telhado- o isolamento das coberturas inclinadas, isto é das vertentes de suporte dos telhados (imagens ao lado, barra azul);
- tetos falsos com uma camada de material isolante.

São soluções capazes de garantir elevadíssimos níveis de isolamento térmico (embora dependentes da qualidade e quantidade do material utilizado) e que, como se referiu atrás, podem substituir com vantagem as folhas de materiais refletivos ou as telhas térmicas, embora não haja propriamente incompatibilidade entre o uso dos vários materiais, e possam haver casos em que o seu uso conjugado possa ser vantajoso.

 

 

 

Top or Home PageConteúdo relacionado
Contents Topo .... Início