Pavimentos de CortiÇa: PrÓs e Contras
Os pavimentos de cortiça são um produto natural, amigo do ambiente, com preços relativamente baixos e que garantem excelente isolamento sonoro…
Acresce que os novos pavimentos de cortiça apresentam uma enorme variedade de cores e incorporam acabamentos que os tornam bastante mais resistentes à descoloração e ao uso do que os pavimentos de cortiça tradicionais.
Membranas especiais sobre a camada superficial da cortiça garantem uma melhor proteção dos pavimentos contra riscos, marcas, manchas, mossas ou danos causados pelos raios ultravioleta.
São fatores importantes, que podem justificar a escolha de pavimentos em cortiça. Mas há que ter em conta os contras.
Possíveis desvantagens dos pavimentos em cortiça
Os novos tratamentos e acabamentos dos pavimentos de cortiça garantem maior resistência e durabilidade, mas não espere milagres.
As propriedades e a baixa densidade da cortiça – dada por milhões de células preenchidas por ar – tornam os pavimentos em cortiça sensíveis a danos superficiais diversos. Objetos pesados (pés de mobílias, queda de objetos) e o uso intenso acabam por danificar o pavimento.
Embora existam pavimentos de cortiça com diferentes graus de resistência ao impacto, há que não ignorar as características naturais da cortiça.
Os próprios fabricantes podem induzir os potenciais compradores em erro, ao incentivarem o uso de pavimentos de cortiça em divisões como quartos de banho ou cozinhas, onde os riscos de humidade ou nódoas são elevados, e onde a cortiça não é uma boa opção.
Cortiça & Isolamento térmico
A cortiça é conhecida por ser um excelente isolante acústico, o que é um trunfo importante em apartamentos.
Termicamente, a cortiça também é um bom isolante, embora a baixa espessura das mantas e dos ladrilhos de cortiça aplicados nos pavimentos, não garanta uma resistência térmica significativa. De qualquer modo, os pavimentos em cortiça funcionam de facto como uma camada termicamente isolante, o que sendo normalmente uma vantagem pode também ser uma desvantagem. Os pavimentos em cortiça - tal como os tapetes, carpetes e produtos análogos - colidem com estratégias de climatização baseadas na alta massa térmica dos soalhos. Ver: Estratégias Massa Térmica
Manutenção e cuidados
Os pavimentos de cortiça devem ser protegidos da luz solar direta e de fortes flutuações de temperatura e humidade.
Qualquer eventual derrame de líquido deve ser rapidamente limpo com um pano macio, e o pavimento deve ser regularmente lavado e aspirado, de modo a evitar a acumulação de partículas que ao serem pisadas acabam por danificar o pavimento.
Pormenores como a proteção das pernas de cadeiras e da mobília – com protetores de feltro - são obviamente relevantes.
Os fabricantes afirmam que um soalho de cortiça adequadamente mantido pode durar décadas, mas por outro lado não deixam de alertar para as fragilidades da cortiça e para a necessidade de uma manutenção cuidada e regular, e para a restauração periódica dos pavimentos.
Usualmente, essa restauração – envolvendo vernizes de baixo teor em COV, à base de água – é feita cada 5-7 anos, mas pode ter que ser feita anualmente, em pavimentos sujeitos a uso e tráfego intenso.