Pavimentos de LinÓleo e PVC
Os pavimentos de PVC (vinil) e linóleo são soluções económicas e versáteis, envolvendo presentemente um leque muito diverso de cores e padrões.
Embora sejam produtos muito similares em termos de características, usos e preços, e embora surjam muito associados em termos comerciais, há diferenças substanciais que há que ter em conta.
PVC e Linóleo em termos ambientais
O vinil (PVC) é um plástico, enquanto o linóleo é um produto natural fabricado a partir de matérias-primas como óleo de linho, serradura, resinas vegetais, cortiça em pó e pigmentos minerais. Noutras palavras: o linóleo é um produto amigo do ambiente, ao contrário do vinil.
O vinil é um plástico que envolve toxinas perigosas a nível da sua fabricação e descarte, enquanto o linóleo é muito usado em hospitais e centros de dia, pelas suas propriedades e por ser um produto anti-bactericida.
Embora os fabricantes estejam a oferecer certificados atestando a inocuidade do vinil por eles utilizado, é difícil de justificar – em termos ambientais – a opção por pavimentos de vinil. A sua utilização a nível de janelas ou portas pode ser vantajosa, pelas qualidades térmicas do PVC e pelas vantagens energéticas e ambientais que ele proporciona; mas é difícil de justificar a sua utilização a nível de pavimentos, onde há outras soluções similares e ambientalmente mais vantajosas – como será o caso do linóleo.
Novos pavimentos em linóleo
Além de serem um tipo de pavimento barato e com as vantagens referidas acima, os novos linóleos têm uma camada superficial que lhes dá uma grande variedade de cores e padrões e uma resistência e durabilidade que os seus homólogos de há algumas décadas não tinham.
Os novos pavimentos de linóleo não exigem uma aplicação regular de vernizes protetores, mas requerem cuidados regulares e básicos: embora resistentes à água, e excelentes para casas de banho, eles não devem estar em contacto permanente com a água, e devem ser mantidos limpos de partículas que, pisadas, podem danificar o pavimento.
Embora a sua superfície superior possa ser restaurada ou polida, há que ter em conta que o linóleo não oferece a resistência ao uso ou a danos que outros tipos de pavimentos oferecem.
Novos pavimentos em vinil
Embora suscetível de danos por materiais cortantes, os pavimentos em vinil são mais resistentes ao uso e ao excesso de água do que os pavimentos em linóleo. São as suas grandes vantagens, em termos funcionais.
Esteticamente apresentam também uma grande variedade de padrões.
Instalação
A instalação dos pavimentos de vinil e de linóleo oscila entre o simples e o complicado. Tudo depende de como o material vem cortado.
A aplicação correta do vinil exige algum treino e conhecimento. Quanto ao linóleo, os ladrilhos são fáceis de aplicar, mas a aplicação de mantas longas exige equipamento e know-how específico.