portas exteriores de alumínio (ou de outros metais)

 São baratas. São resistentes, duradouras, de baixa manutenção. E também podem ser bonitas, nomeadamente as portas lacadas. Estamos a falar das portas de entrada de alumínio.

Mas estas portas têm uma limitação tremenda, que as tornam numa péssimo opção. Elas têm uma baixíssima resistência térmica: o calor flui facilmente através do alumínio das portas, entrando (em tempo quente) e saindo (em casas aquecidas). Essas portas são responsáveis por enormes desperdícios de energia.

Preço

As portas metálicas são normalmente muito baratas – uma das grandes razões para o seu êxito, a par da sua baixa manutenção e resistência estrutural. Mas no longo prazo acabam por sair muito caras, e por terem um impacto ambiental extremamente negativo.

Não se deixe seduzir pelo seu baixo preço inicial. Não menospreze os gastos em energia a longo prazo, e questões como o conforto e o impacto ambiental.

As portas metálicas só são uma boa opção em espaços em que a questão do conforto e da climatização não se põem. Em todas as outras situações, recuse portas de alumínio – ou outras portas metálicas sem uma espessa camada de poliuretano ou outra material isolante a nível do seu interior.

Alternativas

Em termos de portas de entrada para apartamentos, há muitas alternativas – portas de madeira, a portas de aço termicamente isoladas a poliuretano, portas de PVC, portas de fibra de vidro e combinados diversos.

Para moradias, considere portas exteriores duráveis, resistentes aos elementos e com baixa manutenção e muito bom isolamente térmico – algo que exclui as portas de madeira e combinados baratos, para além das portas de alumínio.

Ver: Portas exteriores com alto isolamento térmico

 

 

 

Top or Home PageConteúdo relacionado
Contents Topo .... Início