Pequena histÓria ilustrada das fontes de energia
Para partilhar este Recurso/Imagem no seu blog, site, escola ou lugar de trabalho, ver aqui.
Partilhe este Recurso/Imagem no seu Site ou Blog livremente.
Pode usar este conteúdo ilustrado desde que inclua menção da autoria do mesmo a GuiaCasaEficiente.com.
COPIE O CODIGO ABAIXO e cole-o à sua página, blog ou post.
Para dezenas de outros recursos ilustrados, ver lista.
Notas:
- Embora muito simplificada, a história acima pretende realçar alguns pontos chave.
- A fontes energéticas hoje dominantes -gasolina, o gasóleo, a eletricidade de origem fóssil, o gás, ou a eletricidade de origem nuclear – têm escassas décadas. E não vieram para ficar.
- O que aconteceu com o óleo de baleia, ou o querosene e óleos derivados do carvão, vai acontecer também às atuais formas dominantes de energia.
- O texto refere a importância estratégica da eficiência energética no processo de transição para formas de energia limpa: é desfasada a ideia de energias renováveis super-abundantes e muito baratas. Elas porão sempre custos significativos, pelo que há que apostar fortemente em edifícios, em indústrias e num sistema de transportes de baixo consumo energético.
- formas de energia como o gás vão continuar a ter um papel importante nas próximas décadas, enquanto não forem criadas redes inteligentes de alocação de energia, autoestradas intercontinentais de distribuição de energia renovável e, muito especialmente, formas de armazenamento em grande escala da eletricidade..
– A eletricidade de origem nuclear envolve custos e investimentos pesadíssimos, para além dos riscos que envolve, pelo que não se afigura como uma alternativa credível às energias fósseis.
- A chave da revolução energética e a nossa passagem para formas de energia limpa assentará fundamentalmente em eletricidade solar , hídrica e outras formas de eletricidade renovável, inclusive para o setor dos transportes. A atual situação brasileira, na área dos transportes, vai ser provavelmente, também ela, bastante transitória.