Portugal estÁ no top das energias renovÁveis
Para partilhar este Recurso/Imagem no seu blog, site, escola ou lugar de trabalho, ver aqui.
Partilhe este Recurso/Imagem no seu Site ou Blog livremente.
Pode usar este conteúdo ilustrado desde que inclua menção da autoria do mesmo a GuiaCasaEficiente.com.
COPIE O CODIGO ABAIXO e cole-o à sua página, blog ou post.
Para dezenas de outros recursos ilustrados, ver lista.
Comentários adicionais:
- Em 2010, Portugal foi notícia internacional, quando a EDP anunciou que durante algumas horas toda a eletricidade consumida no país tinha sido de origem renovável. Um feito internacional sem dúvida, e um motivo de regozijo que não foi praticamente noticiado no país.
- Contrariamente a países como o Brasil, onde o peso das renováveis também é muito alto, há um grande peso da energia eólica em Portugal, outro facto relevante no mix-energético português.
- Portugal continua no entanto a ter vários problemas, na sua rede de energia. Para além dos preços altos da eletricidade, muito contestados em múltiplos setores, Portugal continua muito dependente do petróleo e gás importado, e das flutuações de preços internacionais que isso acarreta.
- A solução energética para o país deveria assentar na eficiência energética dos edifícios (e em edifícios (quase) energia zero previsto Directiva 2010/31/UE, a partir de 2020) e num forte desenvolvimento da energia solar a nível desses mesmos edifícios, de modo a canalizar poupanças e produção de eletricidade para o futuro setor eletrico de transportes, eliminando a dependência do país em relação ao petróleo importado. Mas, infelizmente, não parece haver qualquer aproximação a este tipo de estratégia energética, por parte das autoridades políticas.