janelas, envidraÇados, conforto e ambiente

Para partilhar este Recurso/Imagem no seu blog, site, escola ou lugar de trabalho, ver aqui.

A inesperada relação entre janelas, envidraçados e centrais térmicas e nucleares


Partilhe este Recurso/Imagem no seu Site ou Blog livremente.

Pode usar este conteúdo ilustrado desde que inclua menção da autoria do mesmo a GuiaCasaEficiente.com.
COPIE O CODIGO ABAIXO e cole-o à sua página, blog ou post.
Para dezenas de outros recursos ilustrados, ver lista.

 

 

Comentários adicionais:
- As janelas e outras superfícies em vidro são normalmente os pontos termicamente mais frágeis dos nossos edifícios, o que significa que os ganhos ou as perdas indesejadas de calor através de janelas e envidraçados são uma causa frequente de desconforto térmico para quem habita ou trabalha nos edifícios, para além de ser causa de importantes gastos de energia.
- As janelas e os envidraçados são a principal causa de gastos em ar condicionado. Mas são também, em climas frios, uma das grandes causas (ou a causa maior) de altos gastos em aquecimento. Daí a relação expressa na ilustração acima: janelas e superfícies em vidro são uma causa indireta da existência de dezenas de unidades industriais e centrais elétricas a carvão e nucleares, e da poluição e dos riscos a elas associadas.
- Solução: janelas adequadamente dimensionadas e posicionadas, de baixo consumo energético (com vidros adequados à zona climática e ao lado dos edifícios onde as janelas se situam, e com caixilharia/esquadria de PVC, fibra de vidro ou outro material com muito baixa condução térmica). Essas janelas podem ser significativamente mais caras do que as janelas com caixilharia de alumínio e vidros termicamente ineficientes, mas os ganhos em conforto e as poupanças de energia podem ser enormes.

 

 

Contents Topo .... Inicio