frigorÍficos/geladeiras: eficiÊncia e impacto ambiental

Para partilhar este Recurso/Imagem no seu blog, site, escola ou lugar de trabalho, ver aqui.

O impacto ambiental dos frigoríficos/geladeiras


Partilhe este Recurso/Imagem no seu Site ou Blog livremente.

Pode usar este conteúdo ilustrado desde que inclua menção da autoria do mesmo a GuiaCasaEficiente.com.
COPIE O CODIGO ABAIXO e cole-o à sua página, blog ou post.
Para dezenas de outros recursos ilustrados, ver lista.

 

 

Comentários adicionais:
- Como é referido na ilustração anterior, o consumo elétrico associado à refrigeração equivale à produção de 10 centrais nucleares médias, só nos EUA.  É algo que demonstra a extrema importância dos consumos de energia nas nossas casas.
- Em certa perspetiva, trata-se de consumos que nós não podemos reduzir. Eles não correspondem a luxos, ou a opções erradas em matéria de construção dos nossos veículos. Mas não é bem assim, como também se refere no texto. A opção por geladeiras/frigoríficos de alta eficiência energética permite reduções de consumo de eletricidade espetaculares.
- As antigas unidades de refrigeração consumiam (ou consomem, já que ainda há muitas a ser usadas) quatro vezes mais energia do que novas unidades, com boa eficiência energética. E como as unidades mais comuns podem consumir o dobro da eletricidade dos frigoríficos/geladeiras mais eficientes, ainda há uma margem de poupança de eletricidade muito significativa, que poderá ser ainda mais acentuada no futuro, com novas unidades ultra- eficientes.
- E há ainda outra forma mais radical de evitar os consumos de refrigeração e o enorme impacto ambiental que a produção de eletricidade pode ter, quando produzida em unidades funcionando a carvão ou mesmo a gás: a instalação de sistemas fotovoltaicos nas nossas casas – algo que deverá ser combinado com outras medidas de eficiência energética, de modo a que esses sistemas possam satisfazer todas as necessidades elétricas das nossas habitações.

 

 

Contents Topo .... Inicio