Como reduzir o uso de ar condicionado

Para partilhar este Recurso/Imagem no seu blog, site, escola ou lugar de trabalho, ver aqui.

Climatização de edifícios sem ar condicionado e efeito de estufa


Partilhe este Recurso/Imagem no seu Site ou Blog livremente.

Pode usar este conteúdo ilustrado desde que inclua menção da autoria do mesmo a GuiaCasaEficiente.com.
COPIE O CODIGO ABAIXO e cole-o à sua página, blog ou post.
Para dezenas de outros recursos ilustrados, ver lista.

 

 

Comentários adicionais:
- É possível reduzir drasticamente o consumo em ar condicionado em novas habitações, mesmo em climas extremos. O ar condicionado não é necessariamente indispensável ao nosso conforto térmico.
- As janelas são sempre um ponto crítico, a nível de ganhos indesejados de calor, pelo que é importante que elas sejam de muito baixo consumo energético, com vidros e esquadrias/caixilharia termicamente muito eficientes.
- Os pormenores arquitetónicos e a orientação solar dos nossos edifícios são também elementos chaves para a eliminação do uso de AC. É possível reduzir fortemente os ganhos de calor por estas vias.
- Questões de sombreamento (por via de arbustos, árvores, partes do edifício ou estruturas criadas por o efeito) e de ventilação natural (por via de brisas, convenientemente orientadas e captadas) são também cruciais.
- O uso de ventiladores/ventoinhas de teto (que podem combinar com o ar condicionado, em situações extremas) também podem reduzir significativamente o consumo elétrico em AC.
- A restrição do uso do ar condicionado a áreas restritas do edifício (divisões com altos níveis de isolamento térmico, de modo a minimizar os ganhos de calor) são outra importante via de reduzir o uso de AC.

 

 

Contents Topo .... Inicio