A localizaÇÃo e a orientaÇÃo dos edifícios: impacto ambiental e energÉtico

Para partilhar este Recurso/Imagem no seu blog, site, escola ou lugar de trabalho, ver aqui.

A localização e a orientação dos edifícios: impacto ambiental e energético


Partilhe este Recurso/Imagem no seu Site ou Blog livremente.

Pode usar este conteúdo ilustrado desde que inclua menção da autoria do mesmo a GuiaCasaEficiente.com.
COPIE O CODIGO ABAIXO e cole-o à sua página, blog ou post.
Para dezenas de outros recursos ilustrados, ver lista.

 

 

Comentários adicionais:
- É básico mas frequentemente esquecido. O conforto térmico dos nossos edifícios e os seus gastos em aquecimento e/ou ar condicionado dependem muito da sua orientação face aos elementos. A orientação dos nossos edifícios e particularmente das suas janelas em relação ao sol - e em muitos casos em relação às brisas e ao vento dominante - tem fortes implicações, frequentemente esquecidas ou desvalorizadas.
- Os ganhos de calor solar (desejados ou indesejados) ou o arrefecimento que as brisas podem facultar no verão, ou o arrefecimento que ventos gélidos podem trazer consigo em tempo e climas frios, devem ser tidos em conta.
- Não desvalorize a importância da questão da orientação e localização da sua casa e das suas janelas, aquando da sua compra, aluguer ou construção. Não transija nestas matérias. É o seu conforto e as suas faturas energéticos que estão em causa. E é também o ambiente, por via dos seus gastos ou poupanças de eletricidade e gás. Lembre-se: casas super-isoladas termicamente, ou questões como o design, as áreas das várias paredes externas, a configuração e dimensão dos vários espaços da casa e a sua orientação geográfica, podem anular parte dos efeitos térmicos da orientação do eixo principal da casa em relação ao sol ou ao ao vento e às brisas; mas mesmo casas otimizadas a esses níveis necessitam de boa exposição (ou proteção) solar, e podem beneficiar imenso das brisas ou da proteção em relação a ventos frios.

 

 

Contents Topo .... Inicio