Como levar os proprietÁrios e construtores a preferir edifícios de baixo consumo energÉtico

Para partilhar este Recurso/Imagem no seu blog, site, escola ou lugar de trabalho, ver aqui.

Como levar os proprietários e construtores a preferir edifícios de baixo consumo energético


Partilhe este Recurso/Imagem no seu Site ou Blog livremente.

Pode usar este conteúdo ilustrado desde que inclua menção da autoria do mesmo a GuiaCasaEficiente.com.
COPIE O CODIGO ABAIXO e cole-o à sua página, blog ou post.
Para dezenas de outros recursos ilustrados, ver lista.

 

 

Comentários adicionais:
- A imagem coloca algumas questões chave em termos do nosso futuro ambiental e de edifícios de baixo consumo energético: Como levar as pessoas a construir e a preferir casas de baixo consumo energético? Como levar as pessoas a preferir portas e janelas termicamente avançadas, em vez de unidades baratas? Como levar as pessoas a preferir altos níveis de isolamento térmico, e a selecionar frigoríficos e outros equipamentos eficientes, naturalmente mais caros? Como levar as pessoas a introduzir melhoramentos energéticos aquando de obras em casas existentes? Como levá-las a montar placas fotovoltaicas nos edifícios?
- Não é apenas uma questão de informação (ou falta de informação). E se é verdade que há custos que podem ser reduzidos aquando da construção de edifícios energeticamente eficientes, nomeadamente os relativos aos sistemas de climatização (que poderão ser mais pequenos e até eliminados por via de altos níveis de isolamento térmico), há que não esquecer que há custos e investimentos iniciais que terão que ser financiados. E os proprietários dos edifícios poderão não ter os capitais ou os incentivos para os realizar, mesmo que estejam conscientes de que os seus investimentos acabarão por ser recuperados ao longo dos anos por via de poupanças energéticas.
- São questões pertinentes que apenas podem ser resolvidas pelas vias também referidas na imagem: por um lado, por via de códigos de construção e normas que imponham metas energéticas para os edifícios; por outro, por via de projetos que contemplem o financiamento dos melhoramentos energéticos e que envolvam bancos, empresas de leasing solar e outras empresas ligadas à eficiência energética; e também através de parcerias diversas, envolvendo  municípios, edifícios públicos e outros agentes estratégicos…

 

 

Contents Topo .... Inicio