Lareiras: aquecem pouco e nÃo sÃo saudÁveis Nem amigas do ambiente
Para partilhar este Recurso/Imagem no seu blog, site, escola ou lugar de trabalho, ver aqui.
Partilhe este Recurso/Imagem no seu Site ou Blog livremente.
Pode usar este conteúdo ilustrado desde que inclua menção da autoria do mesmo a GuiaCasaEficiente.com.
COPIE O CODIGO ABAIXO e cole-o à sua página, blog ou post.
Para dezenas de outros recursos ilustrados, ver lista.
Comentários adicionais:
- Os recuperadores de calor e as fornalhas a lenha modernas (no fundo não há grandes diferenças sob o ponto de vista técnico) podem ser uma fonte de aquecimento barata e sem grandes impactos sobre a nossa saúde, se criteriosamente selados. O seu output também pode ser razoável, nomeadamente em comparação com lareiras tradicionais e outros sistemas equivalentes.
- Mas há que não esquecer as suas limitações, sobretudo as limitações dos sistemas desenhados para aquecimento de toda a casa, ou de parte importante desta: os sistemas de aquecimento central a lenha são normalmente muito ineficazes, por via de inevitáveis perdas de calor (a maioria das nossas casas tem níveis de isolamento térmico baixos, e janelas e portas ineficientes que inevitavelmente geram grandes perdas de calor).
- A alternativa? A opção ideal, a considerar em grandes obras de remodelação e em casas a construir, passa por janelas termicamente eficientes, portas eficientes (aquelas que estiverem em contacto com os espaços interiores das casas), muito altos níveis de isolamento térmico das paredes, tetos e pisos; e também por adequada exposição solar da casa e bom dimensionamento das janelas viradas ao sol de inverno, de modo a se maximizarem ganhos solares. Casas construídos segundo este modelo, de tamanho modesto, não necessitam de aquecimento a lenha, ou de sistemas de aquecimento central. Elas poderão ser naturalmente confortáveis em termos térmicos. Pequenos sistemas elétricos poderão neste caso preencher as pequenas necessidades em aquecimento em períodos de mais baixas temperaturas, com poucos custos.