Guia dos Sistemas solares de aquecimento de Água
Os aquecedores de água solares para climas como os brasileiros ou os portugueses são na sua essência bastante simples.
Eles não têm as particularidades dos sistemas próprios para países com climas frios; eles não necessitam de coletores especiais (tubos de vácuo), sensores, sistemas de bombagem, fluídos anticongelantes.
Pode utilizar o infográfico acima no seu site ou blog.
Para tanto copie o código que anexamos na caixa ao lado, e cole-o no lugar pretendido do seu site.
Mais infográficos e recursos para o seu site:
Ver: Aquecedores solares
Sistemas termossifão
Se vai instalar um sistema solar de aquecimento de água, considere prioritariamente um sistema do tipo termossifão. Embora hajam sistemas mais simples, eles não são suficientemente versáteis e estão a cair em desuso.
Por outro lado, sistemas mais complexos, envolvendo elementos como motobombas para circulação de água, só se justificam, em aplicações de grande porte. Ou seja, eles podem justificar-se em escolas, hotéis e outros edifícios com grandes necessidades de água quente, mas não em aplicações residenciais.
Ver: Sistemas Solares Termossifão e Outros
Localização e orientação
O desempenho dos aquecedores de água solares varia significativamente com a insolação e a latitude.
Os coletores devem estar orientados para o sol de inverno (Norte no caso do Brasil, Sul no caso português), a um ângulo próximo da latitude geográfica.
Dê também especial atenção a questões como faixas de sombra incidindo sobre a superfície dos coletores. Pormenores ligados à instalação e à orientação e ângulo a que os painéis são instalados devem ser adequadamente ponderados, mesmo em climas quentes como os brasileiros.
Ver: Orientação, Ângulos e questões de Sombra em Painéis Solares.
Preços e recuperação do investimento
A recuperação do investimento num aquecedor de água solar depende de vários fatores. Embora os preços brasileiros ou portugueses não sejam tão baixos quanto em países como a China ou Israel, onde a instalação está massificada, é perfeitamente possível recuperar o investimento no prazo de 5-10 anos.
Mas tudo depende dos níveis de consumo de água quente, e de particularidades climáticas e pormenores ligados à instalação.
Ver: Opções de aquecimento de água: gás vs. elétrico vs. solar
Sistemas auxiliares de aquecimento e dimensionamento dos Aquecedores Solares
Em geral, os aquecedores solares não dispensam um sistema auxiliar de aquecimento de água (elétrico, a gás…).
Os sistemas auxiliares são fundamentais para os períodos de tempo muito nublado, ou em dias em que as necessidades de água quente são maiores (devido a visitas, ou a outras razões).
Seja como for, é normal - em climas como os brasileiros ou os portugueses - que os aquecedores solares assegurem 70%-80% das necessidades de água quente.
E embora seja possível aumentar esses valores (por via do aumento da capacidade do sistema, nomeadamente de uma maior superfície de coletores), tal não é economicamente vantajoso, a não ser em climas e condições extremamente favoráveis.
Ver: Aquecimento de água: o dimensionamento dos aquecedores
Sistemas solar-Elétrico de fornecimento de Água Quente
Começa a ser possível e rentável o aquecimento fotovoltaico de água quente: em vez de painéis térmicos, aquecendo diretamente a água, são usados painéis fotovoltaicos articulados com um sistema elétrico tradicional de aquecimento de água.
Mas será que estes sistemas são economicamente vantajosos, nos nossos climas?
Infográfico:
Sistemas de aquecimento solar de água
Tipo de coletores e sistemas de tubagem
O aquecimento solar de água pode envolver diferentes tipos de painéis/coletores solares. Em climas frios é hoje corrente o uso de sistemas tubulares. Mas embora mais eficazes, pode não haver, nos nossos climas, qualquer vantagem – numa perspetiva custo-benefício - em usar esse tipo de coletores.
Igualmente importante podem ser fatores como o desenho da tubagem de água (que deve ser tão curta e concentrada quanto possível), e questões como o tipo de reservatório de água quente e a sua capacidade.
Ver: Aquecimento de água: o dimensionamento dos aquecedores